A Universidade Estadual de Montes Claros recebeu, na manhã desta quarta-feira (24/10), a visita da cônsul dos Estados Unidos para Minas Gerais, Merry Miller. Ela foi recebida pela vice-reitora Maria Ivete Soares de Almeida e pelos pró-reitores e pró-reitores adjuntos, no gabinete da Reitoria. Na oportunidade, foi discutida a proposta de parcerias entre a Unimontes e universidades americanas.

Na oportunidade, a diplomata fez uma explanação sobre a proposta do Consulado dos Estados Unidos em Minas Gerais -que será instalado oficialmente em 2013 – de formalizar parcerias com todas as instituições mineiras. Nesse sentido, destacou que uma das prioridades será o estabelecimento de convênios de cooperação que permitam que estudantes mineiros possam participar de intercâmbio em universidades americanas.

A cônsul se interessou por conhecer o potencial e as principais ações da Unimontes. Ao fazer a apresentação da Universidade, a vice-reitora Maria Ivete Soares de Almeida disse que a Instituição tem perfil regional, contando com 102 cursos de graduação em 11 campi distribuídos pelas regiões Norte, Noroeste de Minas e Vale do Jequitinhonha, além de apresentar avanços na área de pós-graduação. Ela lembrou ainda que a Unimontes mantém o curso de graduação de Letras/Inglês, com os alunos demonstrando grande interesse pela língua falada nos EUA.

O professor João Felício Rodrigues Neto, coordenador do Núcleo de Intercâmbio e Cooperação Internacional (NIC), destacou que a Unimontes já tem 24 estudantes que aprimoram seus conhecimentos em cursos de intercâmbio no exterior, viabilizados com bolsas da modalidade sanduíche, concedidas dentro do Programa Ciência Sem Fronteiras, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Ele salientou que uma das dificuldades enfrentadas pelos estudantes brasileiros para participar de intercâmbios é a falta de domínio de línguas de outros países. Nesse sentido, informou que o Ministério da Educação prepara programa de intercâmbio para que os estudantes possam aprimorar o conhecimento da língua inglesa.

ENCONTRO TECNOLÓGICO

Ainda durante o encontro, o pró-reitor de Pós-Graduação, Hercílio Martelli Junior, sugeriu a organização de um encontro em Minas Gerais, para reunir professores e pesquisadores de universidades mineiras e de instituições americanas, com o objetivo de discutir projetos na área tecnológica. A proposta é que a iniciativa tenha  a participação e o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). A sugestão foi acatada pela cônsul Merry Miller, que anunciou que vai adotar providências para viabilizar o evento.

A diplomata informou que até o final deste ano vai visitar outras cidades mineiras, como Uberlândia, Juiz de Fora e Diamantina, visando conhecer o potencial das cidades e estabelecer contatos com órgãos e instituições públicas. Ela anunciou ainda que, no próximo ano, retornará a Montes Claros, para consolidar as parcerias.

PRESENÇAS

DSC 0005

Participaram da reunião com a cônsul americana os pró-reitores de Ensino (Anete Marília Pereira), Pesquisa (Vicente Ribeiro Rocha Junior), Extensão (Marina Ribeiro Queiroz), Pós-Graduação (Hercílio Martelli Junior) e de Planejamento, Gestão e Finanças (Juventino Ruas Abreu Junior), juntamente com as pró-reitoras adjuntas Jussara Maria Guimarães (Extensão), Talitha Thyrza de Almeida Santa Rosa (Pesquisa) e Juliane Ferreira Leite (Pós-Graduação). Também esteve presente o coordenador do Núcleo de Intercâmbio e Cooperação Internacional (NIC), João Felício Rodrigues Neto.