entre os visitantes holandeses e os anfitriões de Montes Claros (foto: Andrey Librelon)” class=”caption” width=”410″ height=”180″ style=”margin-right: 10px; float: left;” />A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) recebeu nessa terça-feira (21/05), a visita de um grupo da Holanda que integra o Programa de Intercâmbio de Grupos de Estudos (IGE), do Rotary Internacional. A missão foi recepcionada pelo reitor João dos Reis Canela, pró-reitores e outros integrantes da gestão superior, em encontro na Sala dos Conselhos (prédio da Reitoria). Na oportunidade, foi apresentada a estrutura da universidade e suas ações nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e prestação de serviços, bem como as oportunidades de intercâmbio para professores e alunos e as parcerias com outras instituições nacionais e estrangeiras.
A delegação da Holanda (Distrito 1550 do Rotary) foi formada por Hans Van´t Sant (consultor e especialista na formação de líderes), Annika Dossow (consultora de comunicação da HAS Universidade Agrícola de Ciências Aplicadas), Jeroen Semeijn (arquiteto), Jonas Swarttou (gerente de negócios da área de logística) e Riane Lamers (é engenheira de alimentos e trabalha na FrieslCampina, maior empresa holandesa de laticínios).
O IGE é um programa patrocinado pelo Rotary Clube Internacional que seleciona jovens profissionais para conhecer a cultura, economia e potencialidades de centenas de país do mundo. O grupo holandês esteve acompanhado pelas rotarianas Olívia Coutinho Canela e Maria de Lourdes Matos, do Rotary Clube Montes Claros Oeste (Distrito 4760).
O líder do grupo (“team leader”), visitante Hans Van´t Sant, disse que ficou impressionado com o trabalho da Unimontes. Ele observou que existe uma grande diferença entre as universidades européias e instituições de ensino superior do Brasil. Hans Van’t Sant anunciou ainda que divulgará a Universidade Estadual de Montes Claros junto ao Rotary Internacional da Holanda e aos pesquisadores e investidores de seu país.
Projeção
O reitor João Canela enalteceu a satisfação da Unimontes em receber a visita da delegação do IGE/Holanda e fez uma apresentação do histórico e das ações da universidade nas regiões Norte e Noroeste de Minas e nos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri. Lembrou que a instituição mantém 56 cursos de graduação nas várias áreas do conhecimento, 11 mestrados e um doutorado próprio, com cerca de 12 mil alunos matriculados. A educação a distância é outro destaque nas ações da universidade.
Ele ressaltou a prestação de serviços, principalmente, na área de saúde, oferecida por intermédio do Hospital Universitário Clemente de Faria, que atende exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (HUCF). “O Hospital Universitário é a grande sala de aula da Unimontes na área da saúde”, observou.
O professor João dos Reis Canela frisou que a Unimontes atua em sintonia com as políticas de desenvolvimento e inovação do Governo do Estado. Ressaltou os avanços alcançados na área de pesquisa, sobretudo, graças ao apoio das agências de fomento, como a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), o Conselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC).
O pró-reitor de Pesquisa, Vicente Ribeiro Rocha Júnior acrescentou que a universidade trabalha com 165 linhas de pesquisas nas diferentes áreas do conhecimento: saúde, biológicas, ciências humanas, ciências sociais e ciências agrárias. Atualmente, estão sendo desenvolvidos aproximadamente 500 projetos de pesquisa. A instituição mantém também 400 alunos na iniciação científica.
Intercâmbios – Durante o encontro, os visitantes holandeses fizeram vários questionamentos sobre os cursos da Unimontes, a formação de parcerias e programas de intercâmbio. O pró-reitor de Ensino, João Felício Rodrigues Neto, ressaltou a importância das políticas internacionais da Universidade e de programas do governo federal como o “Ciência Sem Fronteiras”, que tem proporcionado aos acadêmicos brasileiros oportunidade para estudarem em universidades de outros países.