Na manhã desta segunda-feira (19), o reitor da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), professor Wagner de Paulo Santiago recebeu, no gabinete da reitoria, a visita institucional do vice-presidente da Wadhwani Foundation, Dr. Felipe Affonso. Ele apresentou uma proposta de parceria com a universidade para a implantação de um programa internacional voltado à inovação, aceleração de projetos e fomento ao empreendedorismo e à empregabilidade. Criada na Índia, a Wadhwai Foundation tem representação em vários países, incluindo o Brasil.

Foto: João Morais/Ascom

A reunião contou também com a presença da pró-reitora de Pesquisa, professora Maria das Dores Magalhães Veloso; do assessor jurídico da Universidade, professor Sebastião José Vieira Filho; do assessor do Gabinete da Reitoria, professor Pablo Peron de Paula e da assessora da Wadhwani Foundation, Marina Sansil.

Durante o encontro, o Dr. Felipe Affonso apresentou os pilares e estratégias de atuação da Wadhwani Foundation, instituição internacional sem fins lucrativos que atua em mais de 15 países, com foco no estímulo à criação de negócios inovadores, na capacitação empreendedora e na geração de oportunidades de emprego qualificado, especialmente em economias emergentes. Foi discutida a implantação do programa Novatores, uma iniciativa de aceleração de projetos inovadores, voltada para empreendedores em estágios iniciais de desenvolvimento de negócios, especialmente nas fases de criação e ideação.

O programa oferece gratuitamente capacitações especializadas, mentorias personalizadas e suporte técnico para transformar ideias em empreendimentos sustentáveis e com impacto regional.
A Wadhwani Foundation mantém parcerias com instituições públicas e privadas e agora apoiará a Unimontes, reforçando a qualificação metodológica e o alcance de iniciativas empreendedoras e o apoio de ecossistemas locais de inovação.
O Reitor, Professor Wagner de Paulo Santiago agradeceu o representante da entidade internacional pela visita e pela escolha da Unimontes para formalização da parceria. Ele ressaltou a capacidade e a importância da Unimontes, especialmente do seu potencial estratégico no desenvolvimento do Norte de Minas. Lembrou que região tem forte vocação para o desenvolvimento regional sustentável, com crescente protagonismo na geração de conhecimento, pesquisa aplicada e inovação social.

Com um território marcado pela diversidade cultural, pela criatividade e pela resiliência de seus empreendedores, o Norte de Minas se destaca como ambiente propício à incubação de novas ideias, principalmente quando apoiadas por instituições sólidas.

Relacionadas

Museu da Unimontes é destaque como uma das dez instituições museais imperdíveis do interior de Minas
Unimontes traz professor da UnB para falar sobre “Biologia Sintética” – Há possibilidade de parcerias com setor produtivo
Projeto “Recicla A Unimontes” completa um ano promovendo sustentabilidade no campus
Museu Regional do Norte de Minas celebra 100 mil visitantes e 10 anos de história
Unimontes lança edital de novo vestibular para candidatos 60+
Com obras abstratas e figurativas, exposição “Cores Vivas” segue aberta até 06 de junho no Museu da Unimontes