Na próxima quinta-feira (21/08), a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) receberá uma mostra itinerante do II Festival de Cinema de Diamantina (FCD). Com apoio da Pró-Reitoria de Extensão da Unimontes e da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), a sessão especial exibirá duas produções: o longa-metragem Mais um dia, Zona Norte, com direção, roteiro e montagem do cineasta carioca Allan Ribeiro, e o curta-metragem Marmita, premiado, escrito e dirigido por Guilherme Peraro.
O evento, aberto ao público, terá início às 19h30, no estacionamento do Prédio 1, no campus-sede da Unimontes. Após as exibições, haverá bate-papo com participação dos realizadores.
As duas produções fazem parte das mostras competitivas do II FCD e estão entre as 51 obras selecionadas pela curadoria do festival, composta por nove especialistas de Minas Gerais e de outros estados.
O diretor Allan Ribeiro, carioca, graduado em Cinema pela Universidade Federal Fluminense (UFF), tem 20 anos de carreira e diversos curtas e longas premiados. Já Guilherme Peraro, cineasta e engenheiro de Londrina (PR), atua como diretor e roteirista de curtas, longas e séries de TV.
Sinopses
Mais um dia, Zona Norte retrata trabalhadores da periferia do Rio de Janeiro em suas rotinas, intercaladas por momentos de fantasia e fuga da realidade. O filme valoriza personagens frequentemente invisibilizados, como o locutor que se veste de super-herói para atrair clientes ou o vendedor que, à noite, se transforma em “drag queen”.
Marmita narra a história real de Lourenço, um pedreiro que enfrenta o drama de ter sua marmita roubada por crianças do bairro, que lidam diariamente com a dor da fome.
O Festival
O II FCD é organizado pela Almôndega Filmes, sob coordenação do cineasta Felipe Canêdo, que estará presente à sessão especial em Montes Claros. O evento oficial será realizado de 16 a 21 de setembro, em Diamantina, com programação cultural gratuita e participação de diretores e elencos.
Nesta edição, o festival recebeu 1.805 inscrições, entre curtas e longas-metragens, provenientes de 14 estados brasileiros e do Distrito Federal, reafirmando a relevância e a diversidade do cinema nacional.
O evento é apresentado pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e pelo Governo de Minas Gerais, via Edital da Lei Paulo Gustavo (LPG) 04/2023.

