Na próxima quinta-feira (21/08), a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) receberá uma mostra itinerante do II Festival de Cinema de Diamantina (FCD). Com apoio da Pró-Reitoria de Extensão da Unimontes e da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), a sessão especial exibirá duas produções: o longa-metragem Mais um dia, Zona Norte, com direção, roteiro e montagem do cineasta carioca Allan Ribeiro, e o curta-metragem Marmita, premiado, escrito e dirigido por Guilherme Peraro.

O evento, aberto ao público, terá início às 19h30, no estacionamento do Prédio 1, no campus-sede da Unimontes. Após as exibições, haverá bate-papo com participação dos realizadores.

As duas produções fazem parte das mostras competitivas do II FCD e estão entre as 51 obras selecionadas pela curadoria do festival, composta por nove especialistas de Minas Gerais e de outros estados.

O diretor Allan Ribeiro, carioca, graduado em Cinema pela Universidade Federal Fluminense (UFF), tem 20 anos de carreira e diversos curtas e longas premiados. Já Guilherme Peraro, cineasta e engenheiro de Londrina (PR), atua como diretor e roteirista de curtas, longas e séries de TV.

Sinopses

Mais um dia, Zona Norte retrata trabalhadores da periferia do Rio de Janeiro em suas rotinas, intercaladas por momentos de fantasia e fuga da realidade. O filme valoriza personagens frequentemente invisibilizados, como o locutor que se veste de super-herói para atrair clientes ou o vendedor que, à noite, se transforma em “drag queen”.

Marmita narra a história real de Lourenço, um pedreiro que enfrenta o drama de ter sua marmita roubada por crianças do bairro, que lidam diariamente com a dor da fome.

O Festival

O II FCD é organizado pela Almôndega Filmes, sob coordenação do cineasta Felipe Canêdo, que estará presente à sessão especial em Montes Claros. O evento oficial será realizado de 16 a 21 de setembro, em Diamantina, com programação cultural gratuita e participação de diretores e elencos.

Nesta edição, o festival recebeu 1.805 inscrições, entre curtas e longas-metragens, provenientes de 14 estados brasileiros e do Distrito Federal, reafirmando a relevância e a diversidade do cinema nacional.

O evento é apresentado pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e pelo Governo de Minas Gerais, via Edital da Lei Paulo Gustavo (LPG) 04/2023.

Relacionadas

Conselho Estadual de Educação aprova novo Estatuto da Unimontes
Unimontes aplica neste sábado as provas da 2ª fase da OBMEP 2025
ProfLetras está com inscrições abertas para Seminário de Pesquisa em Letras
Unimontes realiza, em novembro, 1º Festival de Arte e Cultura Marina Lorenzo Fernandez
Hospital da Unimontes abre inscrições para Feira do Servidor
Curso de Especialização em Preceptoria em Saúde inicia atividades presenciais em 13 polos da Unimontes