Oficina é gratuita e aberta ao público geral

Nesta sexta-feira (24/11), no horário das 10 às 12 horas, o Grupo de Teatro Maria Cutia promoverá no campus-sede da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) uma oficina de teatro. A atividade terá como temática a peça “O Auto da Compadecida”, do dramaturgo Ariano Suassuna, que o Grupo Maria Cutia apresentará no mesmo dia, às 19h30min, com acesso gratuito, na Praça da Catedral, no Centro de Montes Claros.

A oficina será realizada no prédio 2 do campus-sede, numa parceria entre o Grupo de Teatro Maria Cutia a equipe dos professores e alunos do curso de Teatro da Unimontes. A oficina propõe uma vivência cênico-teatral com técnicas de canto e expressão vocal inspiradas durante a criação da montagem “O Auto da Compadecida”.

Cena do espetáculo como o “Auto da Compadecida” – Foto: Paulo Ti

O coordenador do curso de Teatro da Unimontes, professor Carloman Weliton Soares Bomfim, ressalta a importância do intercâmbio cultural para o meio acadêmico. “Além de contribuir para a formação, o grupo traz um espetáculo como o “Auto da Compadecida” com uma linguagem popular, musical que torna a experiência muito interessante para os alunos, além de destacar a criação de Ariano Suassuna, um dos maiores dramaturgos do Brasil.”

As inscrições, que são gratuitas, podem ser feitas por meio de preenchimento de formulário on-line disponível no instagram: @grupomariacutiadeteatro.

A trajetória do Grupo Maria Cutia

Criado em Belo Horizonte em 2006, o Grupo Maria Cutia dedica sua pesquisa, principalmente, ao teatro de rua, com um intenso diálogo com a música. A companhia divulgou o seu trabalho em 22 estados brasileiros e em seis países, destacando nações da África de língua portuguesa:  Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau, Angola e Moçambique.

“Sempre tivemos o sonho de conhecer o Brasil todo. A gente une isso à vontade de descentralizar e sair do eixo Rio-São Paulo”, afirma a atriz Mariana Arruda, componente e uma das fundadoras do grupo, que é natural de Montes Claros.

A atriz montes-claresnse Mariana Arruda – Foto: Tati Motta

Mariana Arruda tem boas recordações da cidade, onde iniciou suas experiências no teatro ainda na adolescência. “Eu nasci em Montes Claros, estudei no Conservatório Lorenzo Fernandez. Voltar a Montes Claros é sempre especial, é como voltar meus sonhos de menina de fazer teatro. A primeira apresentação que eu vi foi do grupo Galpão com o espetáculo Romeu e Julieta, na Praça da Catedral, também dirigido na época pelo Gabriel Villela, é muito simbólico para mim poder voltar a minha terra agora como profissional, relata.

“O público de Montes Claros sempre nos recebe de forma muito calorosa, porque as pessoas gostam da arte, admiram o teatro, é um público diferente e atento às nossas histórias.”, ressalta Mariana Arruda.

“O Auto da Compadecida”

O espetáculo “Auto da Compadecida”, que será apresentado pelo Grupo Maria Cutia nesta sexta-feira à noite, na Praça da Catedral, é uma releitura mineira da obra do paraibano Ariano Suassuna. A peça tem concepção e direção geral de Gabriel Villela

A atração contará com intérprete de Libras e guia de áudio descrição. As atrações fazem parte da turnê que a trupe vai fazer nesse mês de novembro.

Além de Montes Claros, o grupo teatral percorrerá as cidades de Riacho dos Machados e Porteirinha, também no Norte de Minas.

Em Riacho dos Machados está agendada para o dia 25, a peça “Como a gente gosta”, inspirada na obra de Shakespeare “As you like it”. Já no dia 26, a cidade de Porteirinha recebe o espetáculo “Auto da Compadecida”. Em Porteirinha também será promovida uma oficina de teatro.

Unimontes e ABA lançam livro sobre desmonte ambiental e violação de direitos
Município de Olhos D’Água recebe as ações do Projeto Unimontes Solidária
Capes/MEC aprova três novos cursos de doutorado e mais um mestrado da Unimontes.
Lançada Campanha de Financiamento Coletivo para Produção do Documentário sobre Zé Côco do Riachão
Unimontes realiza melhorias no centro esportivo universitário e demais áreas do campus-sede
Unimontes promove solenidade de colação de grau em Janaúba