Ministro afirmou que “irá reforçar a parceria integrada com as universidades da região, envolvendo todas as esferas do governo, para transformar conhecimento em riqueza”

Ministro de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Paulo Alvim, ao lado do Reitor e Vice-reitora da Unimontes (Fotos: Sinara Santos/Unimontes)

O Reitor da Unimontes, professor Antônio Alvimar Souza e membros do Grupo Gestor da Universidade receberam na manhã desta quinta-feira (13), no campus-sede da Unimontes, o Ministro de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Paulo Alvim. A visita à Universidade faz parte de um cronograma de visitas técnicas às instituições de ensino e pesquisa em Montes Claros.

Antes do encontro na Unimontes, no início da manhã, a comitiva ministerial percorreu as instalações do campus da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) e encerrou os trabalhos no campus-sede da Unimontes.

No campus da UFMG, a comitiva do MCTI conheceu o Centro de Pesquisa em Ciências Agrárias e seus laboratórios, construídos com recursos da Finep/MCTI. Acompanhada dos reitores e docentes das instituições, o ministro e sua equipe conheceram laboratórios de bioprocessos, biotecnologia e análise de solos.

Coordenadora de Inovação Tecnológica e Diretora da Inemontes, professora Sara Antunes, durante apresentação de dados da Universidade

A agenda do Ministro Alvim foi concluída no Salão dos Conselhos, na reitoria da Unimontes, e contou com as participações da vice-reitora, professora Ilva Ruas de Abreu, do vice-prefeito de Montes Claros, Guilherme Guimarães, deputado federal Marcelo Freitas, demais autoridades locais e comunidade acadêmica. Durante sua apresentação, o reitor Alvimar destacou a abrangência e importância da Unimontes para a região durante que, durante os 60 anos de história, seu papel tem sido fundamental para o desenvolvimento regional.

INTEGRAÇÃO Por sua vez, o vice-prefeito de Montes Claros, Guilherme Guimarães, fez um comparativo histórico ao lembrar que o “processo de industrialização municipal foi impulsionado pelo movimento de estadualização da Unimontes na década de 1990”.

Após as apresentações dos docentes da Unimontes e da UFMG, o ministro ressaltou que “além da formação de capital humano para a pesquisa, as universidades têm um papel muito importante para o dia-a-dia e o bem estar das populações”, e destacou que “irá reforçar a parceria integrada com as universidades da região, envolvendo todas as esferas do governo, para transformar conhecimento em riqueza”.

Relacionadas

HU realiza “Simpósio Cuidar para Cuidar” em celebração do Novembro Roxo
Bazar beneficente da AVAHU para compra de aparelho que evita infecção no CTI
HU realiza 1°Simpósio norte-mineiro da criança hospitalizada
Unimontes é destaque em premiação estadual de Economia
Termina amanhã prazo para inscrição em Programas de Residência Multiprofissional
Unimontes recebe certificação da Unesco