Campeãs do vestibular seriado falam das expectativas para o início da carreira acadêmica em 2020

Maria Eduarda Holzmann foi a primeira colocada geral do PAES/Unimontes 2019

A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) recebeu na terça-feira e nesta quarta-feira (21 e 22/1), as matrículas dos aprovados dentro do limite de vagas no Programa de Avaliação Seriada de Acesso ao Ensino Superior – PAES/2019. No próximo dia 31, a Secretaria Geral divulgará a convocação dos aprovados em segunda chamada (lista de espera), que deverão fazer suas matrículas nos dias 6 e 7 de fevereiro.

Por intermédio do Programa de Avaliação Seriada, foram aprovados 548 candidatos em 56 cursos ministrados em sua maioria no campus-sede e nos demais campi e núcleos avançados do Norte e Noroeste de Minas, Vale do Jequitinhonha e na região Central do Estado. O resultado final foi divulgado oficialmente no dia 10 de janeiro, com as listas dos aprovados no sistema universal e da reserva de vagas (egresso de escolas pública de baixa renda; negro, egresso de escola pública de baixa renda, indígena e pessoa com deficiência).

Aprovados efetivaram as matrículas na Secretária Geral e nas secretarias setoriais

SATISFAÇÃO E EXPECTATIVA EM RELAÇÃO À UNIMONTES

As matrículas dos aprovados para os cursos ministrados no campus-sede foram recebidas na Secretaria Geral. O setor esteve movimentado nestes dois dias, com aprovados efetivando a entrega de documentos – alguns acompanhados pelos familiares e amigos.

Classificada em primeiro lugar geral no PAES/2019, com 348,7 pontos (em 380 possíveis) no sistema universal, a estudante Maria Eduarda Holzmann Prado, 18 anos, aprovada para Medicina, destacou no ato de sua matrícula sua satisfação pela vitória. “Foi uma alegria muito grande porque eu sempre tive como foco o PAES. Então, receber este resultado foi uma sensação de dever cumprido mesmo. Foi muito bom”, afirmou.

Anelisa Freire foi a vice-campeã do PAES
(Fotos: Ítalo Roberto)

Maria Eduarda disse que o ingresso na Universidade é a realização de um sonho e falou das suas expectativas em relação ao curso. “Espero que eu venha gostar muito do curso. Aproveitar ao máximo para que, de fato, me torne uma profissional de excelência”, declarou a campeã do PAES.

A estudante falou ainda sobre a “receita” do sucesso no vestibular seriado. “Não existe uma fórmula pronta. Cada um tem sua técnica e sua forma de estudar”. Acima de tudo, é preciso que o candidato tenha foco e dedicação para alcançar aquilo que ele quer. Tem que se dedicar muito para atingir o objetivo”, recomenda a futura médica.

Outra vitoriosa do PAES/2019, com o segundo lugar geral (346,858 pontos), Anelisa Freire de Paula, 17 anos, também fez sua matrícula para o curso médico nesta quarta-feira. “Foi uma satisfação muito grande. O PAES é um vestibular seriado que deixa muito claro que demanda uma entrega do candidato desde o primeiro ano do ensino médio. Então, estou me esforçando há três anos e ter esta recompensa ao final deste tempo é muito gratificante”, confessou Anelisa.

“Estou muito feliz. A Unimontes é uma universidade onde sempre quis estudar desde pequena. Então, é a realização de um sonho de verdade. Minha expectativa é muito grande para começar nas aulas práticas e conhecer os colegas e professores”, afirmou a “caloura” de Medicina. Ela adiantou, ainda, o seu propósito na área médica: “o meu objetivo é trabalhar em hospital. Quero trabalhar com crianças e idosos, dois grupos que me encantam de uma forma incrível”.

Anelisa também comentou sobre a estratégia de estudos para a vitória no vestibular seriado. “É preciso esforçar desde o primeiro ano do ensino médio, levando em conta que a primeira e a segunda etapas são muito importantes. Mas, na verdade, a terceira etapa tem o peso maior por causa da redação, que faz uma grande diferença”, disse a estudante.

Professor e pesquisador da Unimontes, Hercílio Martelli Júnior é nomeado para o Comitê de Assessoramento do CNPq
II Congresso Internacional da Unimontes vai discutir o tema “Educação e Sustentabilidade”
Unimontes e IFNMG mostram suas ações e avanços no ensino, pesquisa e extensão em estande compartilhado na 50ª Expomontes
Unimontes divulga edital do vestibular próprio do ano de 2025