A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) foi mais uma vez agraciada com o Selo de Qualidade da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB Brasil). A comenda foi entregue em solenidade na manhã desta quarta-feira (13/1), na sede nacional da entidade, em Brasília/DF. Em todo o país, foram avaliados 1.071 cursos de Direito e apenas pouco mais de 10% deles foram recomendados pela OAB nesta quinta edição do Selo de Qualidade.

Minas Gerais é o estado com o maior número de cursos entre os 139 agraciados. Ao todo, 21 instituições de ensino superior mineiras – sete públicas e 14 privadas – receberam o Selo OAB Recomenda/2015 – entregue a cada três anos, com base em dois critérios, principalmente: índice de aprovação no Exame de Ordem Unificado e o índice de aprovação no Exame Nacional de Desempenho de Estudante (Enade).

Esta não é a primeira fez que a Unimontes é agraciada pelo Conselho Federal da OAB. A excelência na qualidade do curso de Direito da instituição foi atestada pela entidade na terceira e na quarta edições (2007 e 2011) do Selo de Qualidade, com base também no desempenho dos concluintes no Enade e no percentual de aprovação dos egressos da Universidade no Exame da Ordem – resultado oficial ultrapassa os 50% de aprovados.

Placa OABRecomendaA solenidade em Brasília, nesta quarta-feira, contou com as presenças do presidente do Conselho Federal da OAB, Marcus Vinícius Furtado Coelho, do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, e do ministro da Educação, Aloizio Mercadante, além dos dirigentes e representantes dos cursos das instituições agraciadas. “Com o prêmio, a OAB Nacional busca incentivar melhorias nos projetos pedagógicos e na estrutura dos cursos jurídicos existentes”, afirmou o presidente Marcus Vinícius.

“A repercussão alcançada pela Universidade Estadual de Montes Claros em mais este reconhecimento oficial por parte da OAB vem ratificar o a excelência do trabalho de nossos colegas professores, dos alunos e dos servidores”, destaca a professora Rita Edith Lopes Borges, coordenadora do curso de Direito/Unimontes. “Todos, sem distinção, colaboram, e muito, para a consolidação da Unimontes no seleto grupo dos cursos de Direito mais bem qualificados do País”, acrescenta.

“Com o aval ímpar da OAB Nacional, baseada em avaliações e critérios oficiais que atestam a qualidade do ensino, a Unimontes se fortalece como referência na formação dos profissionais de Direito. Mérito este que deve ser entendido como mais um trabalho de equipe muito bem sucedido”, enaltece o reitor da Unimontes, professor João dos Reis Canela.

Em função do mau tempo em praticamente todo o Estado, o reitor João Canela e a coordenadora do curso Rita Edith Borges não tiveram condições de comparecer à solenidade oficial da OAB, em Brasília. Por sua vez, o Conselho Federal tomou a iniciativa de confirmar, para os próximos dias, a realização de uma segunda solenidade para a entrega do Selo de Qualidade à Unimontes e outras instituições do Estado que, pelo mesmo motivo, não estiveram representadas.