O Núcleo de Estudos em Bovinocultura de Leite (Nepel) e o Programa de Pós-graduação em Zootecnia (PPGZ) da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) estão com inscrições abertas para o 1º Encontro da Pecuária Leiteira do Semiárido Mineiro.
O evento, que tem financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), será realizado entre os dias 02 e 04 de outubro, no auditório campus 2 da Unimontes em Janaúba, Norte de Minas. Os interessados devem se inscrever pelo link https://www.sympla.com.br/evento/1-encontro-da-pecuaria-leiteira-do-semiarido-mineiro/3111247?qrcode=true. O investimento é de R$ 15. Haverá emissão de certificado.
Programação
A programação inicia quinta-feira (02/10), às 18h, com credenciamento. Depois, às 19h, está prevista palestra sobre “Desafios da bovinocultura de leite no semiárido mineiro”, por Ana Cláudia Maia Soares, do Sistema Faemg/Senar.
Na sexta-feira (03/10), as atividades começam às 08h30min, com a palestra “Exigências nutricionais de zebuínos leiteiros e cruzados ‘BR-LEITE’: Sistemas de produção brasileiros”, por Ana Luíza da Costa Cruz Borges, da Escola de Veterinária vinculada à Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); às 09h10min ocorrerá mesa-redonda; às 09h50min, palestra “Produção leiteira no semiárido”, por José Reinaldo Mendes Ruas, da Unimontes; às 10h30min, mesa-redonda; e às 11h, Prêmio de melhor dissertação Unimontes 2025 – Dissertação destaque do PPGZ. Na parte da tarde, às 14h, haverá palestra sobre “Queijos artesanais do semiárido mineiro: desafios e perspectivas”, por Ranier Chaves Figueiredo, da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas; às 14h40min, mesa-redonda; e às 15h20min, apresentação do “case” de sucesso “Rubi Queijaria”, por Rubnei dos Santos Gomes, de Porteirinha.
E no sábado (04/10) está previsto Dia de Campo, Fazenda Unimontes. O começo das estações ocorrerá às 08h30min: Estação 1 – “Alimentação e nutrição de bovinos leiteiros”, pelos professores Flávio Pinto Monção e Vicente Ribeiro Rocha Júnior4; Estação 2 – “Pastagens e conservação de forragens para bovinos leiteiros”, pelos professores Edson Marcos Viana Porto, João Paulo Sampaio Rigueira, Leidy Darmony de Almeida Rufino, todos da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig); e Estação 3 – “Ambiência, Reprodução e Melhoramento em bovinos leiteiros”, pelas professoras Cinara da Cunha Siqueira Carvalho e Maria Dulcinéia da Costa.



