A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) foi homenageada pelo Conselho dos Veneráveis das Lojas Maçônicas do Norte de Minas (Covenorte), como reconhecimento à destacada participação no Projeto “Trote Unificado Social e Ambiental”, que envolveu instituições do ensino superior de Montes Claros. A homenagem foi prestada durante solenidade na sede da Loja Maçônica Acácia Montes-clarense, na noite dessa segunda-feira (27/6), com a participação de autoridades e de integrantes da Maçonaria.

A Unimontes recebeu o diploma do “Selo Maçônico de Responsabilidade Social”, entregue ao diretor de Desenvolvimento de Recursos Humanos, Allysson Danilo Dantas Silva, que representou o reitor João dos Reis Canela. A cerimônia também contou com as presenças do professor Gilson José Fróes, coordenador de Apoio ao Estudante (Pró-Reitoria de Extensão) e do professor Marcelo Rezende Otaviano, integrante da equipe da CAE/Unimontes.

Na oportunidade, foram enaltecidas as ações dos calouros da Unimontes no Projeto “Trote Unificado Social e Ambiental”, promovido entre os meses de março e junho, em parceria com a Maçonaria. A iniciativa também envolveu novos alunos de outras instituições de ensino superior de Montes Claros: Faculdades Unidas Norte de Minas (Funorte), Faculdades Integradas Pitágoras (FIP-Moc), Faculdades Santo Agostinho e Faculdades de Saúde Ibituruna (Fasi).

ECOLOGIA

Durante o trote unificado, supervisionado pela Coordenadoria de Apoio ao Estudante, foram atendidas pela Unimontes 5.559 pessoas, com o envolvimento de 621 calouros. As equipes da Universidade Estadual de Montes Claros desenvolveram diversas atividades como: trote ambiental com plantio de mudas no Parque Estadual da Lapa Grande, palestras e oficinas sobre preservação ambiental nas cidades de Ibiaí e Mirabela (Norte de Minas).

Ainda no âmbito da programação de recepção aos novos alunos, foi realizado o “trote contra o mosquito Aedes aegypti”, com palestras, passeatas e concurso de redação e de desenhos na Escola Estadual Maria da Conceição Rodrigues Avelar (Bairro Eldorado). Outra ação desenvolvida foi a capacitação de multiplicadores para doação de sangue e medula óssea com os alunos do curso de Enfermagem em parceria com o Hemominas. Os alunos da Unimontes participaram ainda do evento “Eco Festival”, promovido pelo Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernandez.

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia