medications sans-serif;”>A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) terá sede própria em Salinas, que será construída em terreno doado à instituição. O assunto foi discutido na manhã dessa quarta-feira (19/05), quando o reitor João dos Reis Canela recebeu em seu gabinete o prefeito de Salinas, Joaquim Neres Xavier Dias.
O chefe do executivo de Salinas esteve acompanhado do empresário Reginaldo Ferreira Tiago, diretor presidente da empresa Ferreti Incorporações, que anunciou a doação de um terreno de 14,6 mil metros quadrados para as futuras instalações da Unimontes naquele município. Ficou acertado que, em breve, o reitor João dos Reis Canela, acompanhado da equipe da gestão, realizará visita a Salinas, para a solenidade de assinatura da escritura do imóvel.
A Universidade está presente em Salinas desde 2006 e mantém na cidade o curso de graduação em Ciências Contábeis (115 alunos matriculados). Conta também com pós-graduação na mesma área. Atualmente, as atividades docentes são desenvolvidas na Escola Estadual João Porfírio enquanto a parte administrativa é sediada em outro prédio cedido pela prefeitura.
Além do prefeito Joaquim Neres Xavier Dias, do reitor João Canela e do empresário Reginaldo Ferreira Tiago, o encontro dessa quarta-feira contou com as presenças do pró-reitor de Planejamento, Gestão e Finanças, professor Roney Versiane Sindeaux; e do coordenador do Campus de Salinas, professor Fernando Coutinho. Outro participante foi o diretor financeiro da empresa Ferretti Incorporações Imobiliárias, Sidnei Pereira da Silva, que também é professo do curso de Ciências Contábeis da Unimontes em Salinas, do qual é egresso.
Na oportunidade, foi discutida a criação de outros cursos de graduação em Salinas, a partir da perspectiva de ampliação das atividades com a construção da sede própria. Nesse sentido, uma equipe técnica da universidade deverá visitar o município, a fim de levantar informações para a elaboração do projeto de construção do futuro campus. O objetivo é a busca de recursos governamentais para viabilizar as obras, contando com o apoio de deputados federais e demais lideranças políticas da região.
“Compreendemos que a opção para Salinas crescer politicamente é o investimento na educação”, afirmou o prefeito Joaquim Neres Xavier Dias. Ele destacou a importância da atuação da Unimontes no desenvolvimento regional. Ressaltou também que o município de Salinas trabalha de maneira alinhada com os governos Estadual e Federal, o que vai facilitar a captação de recursos para a implantação do futuro campus.
O reitor João Reis Canela enalteceu a importância do apoio da comunidade e da contribuição do empresário Reginaldo Ferreira Tiago para viabilizar a instalação da sede própria da universidade no município. Ele ressaltou que, além de estudar a criação de novos cursos de graduação, a Unimontes poderá implementar em Salinas ações voltadas para a melhoria das condições de vida da população e o desenvolvimento socioeconômico do município da região, envolvendo professores e alunos dos diversos cursos de graduação e de pós-graduação da universidade.