A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) recebeu a certificação de Instituição Parceira da Cátedra de Economia Criativa e POlíticas Públicas da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e a Cultura (Unesco). O reitor, Wagner de Paulo Santiago, foi representado pelo professor do departamento de Administração Pablo Peron de Paula durante a II Conferência Internacional de Economia Criativa e Políticas Públicas da Unesco (ICCEPP-Unesco), em Belém do Pará.

Com isso, a Universidade se une a outras renomadas instituições de ensino superior, brasileiras e estrangeiras, integrantes da Rede Brasileira da Cátedra Unesco (CEPP), que tem como objetivo criar um centro de excelência para estudos e projetos nas áreas de economia criativa e políticas públicas, além de promover conhecimento, capacitação e pesquisa em áreas como economia, turismo, administração, gestão pública e ciências sociais.

A comitiva da Unimontes teve a presença dos alunos do oitavo período de Administração, Enzo Marques Miranda e Matheus Vitor Pereira de Abreu e das bolsistas Patrícia Morais Lima; Laís Murta Alves Maia e Glenda Nunes Gomes. Durante o evento, professores e alunos pesquisadores discutiram experiências, teóricas e práticas, no campo da economia criativa e da sustentabilidade e do turismo.

A conferência foi realizada em conjunto com o XV Colóquio Organizações, Desenvolvimento e Sustentabilidade (Cods). A Unimontes foi representada pelos pesquisadores que fazem parte do Núcleo de Estudos em Economia Criativa e Inovação (NEECI), coordenado pelos professores Pablo Peron e Cledinaldo Dias.

Os pesquisadores do NEECI apresentaram seis trabalhos acadêmicos, tendo destaque para os artigos: “Mapeamento das atividades da economia criativa e turismo da Rota Grão Mogol do Circuito do Lago do Irapé: uma jornada em busca da criatividade e cultura local” e “Vulnerabilidade inicial na economia criativa: um estudo do artesanato na Rota Grão Mogol do Circuito do Lago do Irapé”. Ambos os trabalhos são resultados do projeto “Economia Criativa, Vulnerabilidade de Negócios e Governança de Políticas Públicas para o Turismo: uma pesquisa-ação no norte de Minas Gerais”.

A participação foi viabilizada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), que contemplou os pesquisadores no edital de “Participação Coletiva em Eventos de Caráter Técnico-Científico no País”.

Relacionadas

Unimontes capacita servidores para atuação como fiscais de contratos administrativos
“Se precisar, peça ajuda!” – Hospital da Unimontes adere ao Setembro Amarelo 2025 com evento no dia 23
Fapemig lança Chamada exclusiva para Unimontes e recursos de R$ 6,3 mi. Submissões de propostas até 08 de outubro
Setembro Amarelo na Unimontes traz palestra sobre saúde mental no cotidiano acadêmico
Inflação de Montes Claros registra queda, mas coordenadora geral do IPC Moc alerta para possíveis efeitos do tarifaço dos EUA
Unimontes sedia Fórum Técnico Minas sem Miséria