A próxima segunda-feira (25) será um dia marcante na Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). A instituição vai acolher os novos acadêmicos aprovados no 2º Processo Seletivo 60+, processo seletivo exclusivo para pessoas com 60 anos ou mais.
São 39 calouros que decidiram dar um novo passo em suas histórias, iniciando a graduação em 15 cursos diferentes da universidade neste segundo semestre letivo. A recepção especial, que contará com a presença do reitor, professor Wagner de Paulo Santiago, será realizada às 10h, no auditório do Centro de Ciências Humanas (CCH), no Prédio 2 do campus-sede.
Um encontro de gerações
A programação começa em clima de celebração, com apresentação musical de clássicos do rock dos anos 70 e 80, promovida pela Coordenadoria de Extensão Cultural. Em seguida, os novos acadêmicos serão acolhidos pelos veteranos 60+ e receberão as boas-vindas do reitor Wagner de Paulo Santiago, do vice-reitor, professor Dalton Caldeira Rocha; da presidente da Coordenação Técnica de Processos Seletivos (Coteps), professora Jussara Maria de Carvalho Guimarães; dos pró-reitores de Ensino (professora Ivana Ferrante Rebello) e de Extensão (professor Rogério Othon Teixeira Alves), em um gesto que simboliza o encontro de gerações dentro da universidade.
O momento também terá a fala de agradecimento de Wanderley Ferreira de Oliveira, calouro do curso de Ciências da Religião, representando os alunos 60+ que iniciam essa nova etapa da vida.
Cursos contemplados
Entre os cursos escolhidos pelos novos alunos estão Administração (bacharelado), Ciências Biológicas (bacharelado e licenciatura), Ciências Sociais (bacharelado), Ciências da Religião (licenciatura), Educação Física (licenciatura), Engenharia de Sistemas (bacharelado), Filosofia (licenciatura), Geografia (licenciatura), História (licenciatura), Letras Português (licenciatura), Pedagogia (licenciatura), Psicologia (bacharelado), Serviço Social (bacharelado), Teatro (licenciatura) e Tecnologia em Gestão Pública (tecnólogo).
Pioneirismo e inclusão
Pioneira no ensino superior público estadual na oferta do Processo Seletivo 60+, a Unimontes lançou o 2º edital destinado à terceira idade em maio, com inscrições entre 20 de maio e 2 de junho passado. Sob coordenação da Coteps, o Edital 03/2025 apresentou modalidades de preenchimento de vagas remanescentes dos cursos de graduação da universidade, inclusive por meio de transferência interna, transferência externa e obtenção de novo título.
Foram disponibilizadas 205 vagas em 41 graduações para 145 inscritos, que realizaram prova de redação no campus-sede e nos demais Campi da Unimontes. O primeiro Processo Seletivo 60+ da instituição aconteceu em meados de 2024 e teve 228 inscritos.
Mais do que abrir portas, a iniciativa diferenciada tem projetado a universidade nacionalmente como referência na valorização da pessoa idosa no ensino superior e na promoção da educação ao longo da vida.
Fotos: Neto Macedo/Ascom Unimontes



