A coordenação do Programa de Iniciação Científica (PIC) e da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), programas vinculados ao Departamento de Ciências Exatas da Unimontes, recebeu no dia (21), no IV Encontro Regional do PIC E OBMEP na Escola, alunos de várias escolas estaduais da região e do município, como Presidente Tancredo Neves e Doutor José Americano Mendes (Taiobeiras/MG), Professor Hélio Joaquim, Deolinda Ribeiro e do Colégio Tiradentes PMMG. A visita ao campus-sede integrou a solenidade de entrega da medalha da OBMEP.
Entre os participantes da solenidade, o primeiro medalhista de Ouro do Norte de Minas, atualmente professor, Roitimam Antunes Pardinho, que esteve acompanhado dos seus alunos medalhistas do PIC . Em seu depoimento, o professor disse ser “uma enorme satisfação participar do programa como professor do programa e, consequentemente, da OBMEP. Há 12 anos, participava da primeira edição do PIC, quando ainda era aluno, sendo o primeiro Medalhista de Ouro do Norte de Minas na OBMEP, ainda”, lembra.
Durante a cerimônia, o professor também disse que “na época não entendia muito bem a importância de tal feito, mas hoje, compreendo que, estar entre os melhores do Brasil em Matemática, tem um peso muito grande. Trazer essa conquista para o norte de Minas, mostra a potência que temos na área. Fui quatro vezes medalhista na OBMEP, sendo uma medalha de Ouro, duas de Prata e uma de Bronze, além de três menções honrosas. A OBMEP foi muito importante no meu desenvolvimento escolar, me deixando mais interessado pela área da matemática”, emendou Pardinho.
Na ocasião, o aluno Marcelo Lima Santos, de 14 anos, também foi um dos agraciados com a Medalha de Prata.
Antes da solenidade de entrega das medalhas, os alunos das escolas convidadas participaram de uma oficina de Música e Tecnologia, ministrada pelo Curso de Extensão em Música da Unimontes (CEM). Além disso, eles também participaram de palestra com o professor e mestre Valdomiro Rocha, com o tema “A Matemática está em tudo”. Os estudantes também fizeram um tour pela universidade, quando conheceram a Biblioteca Central Professor Antônio Jorge, Centros Acadêmicos e o Centro Esportivo Universitário (CEU) Reitor João Valle Maurício. Os estudantes puderam ainda conhecer e se deliciar no Restaurante Universitário da Unimontes, que fornece 30 mil refeições/mês.
“Atualmente, sou professor da Escola Estadual Augusta Valle, professor Coordenador do Novo Ensino Médio, professor do PIC da OBMEP, além de estar iniciando a carreira na área fotográfica. Participar desse encontro trás muito orgulho, formando a mesa de honra, juntamente com profissionais excepcionais. É muito gratificante ser uma referência para esses alunos, mostrando todas as oportunidades que podem ser abertas com a OBMEP”, comemora o professor Roitimam Antunes.
PIC Jr
O Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC) propicia ao aluno premiado em cada edição da OBMEP entrar em contato com interessantes questões da Matemática, ampliando o seu conhecimento científico e preparando-o para um futuro desempenho profissional e acadêmico.
No programa, o estudante participa do PIC Presencial ou participa do PIC a distância com aulas virtuais. Os alunos do PIC têm acesso a um fórum virtual, elaborado pela OBMEP, no qual, com ajuda de moderadores, realizam tarefas complementares às aulas ministradas pelos acadêmicos de licenciatura em Matemática da Unimontes, que são orientados por professores do Departamento de Ciências Exatas da Unimontes. O material didático é preparado especialmente para os alunos nos diferentes níveis de participação.
Este ano, o PIC da região (seja ele presencial ou virtual) atende um total de 102 alunos, dentre eles há medalhistas de Ouro, Prata ou Bronze, menções honrosas e alguns alunos convidados.
No PIC presencial são dois polos: em Montes Claros e na cidade de Mato Verde, e no PIC Virtual são atendidas diversas cidades dos estados de Minas Gerais, Bahia, Rondônia, Rio Grande do Sul, Tocantins, Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo, Santa Catarina, Paraná. Já o programa OBMEP na Escola atende, atualmente, 459 alunos das mais diversas cidades do Norte de Minas (entre elas as cidades de Montes Claros, Taiobeiras, Várzea da Palma, Pirapora, Bocaiúva, Brasília de Minas, Ibiracatu, Turmalina, Montalvânia, Ponto Chique, Minas Nova, Monte Azul, Salinas, Chapada Gaúcha, Mato Verde, Rio Pardo de Minas, Minas Novas e Curvelo).