O cônsul dos Estados Unidos para Minas Gerais, Brian Bauer, visitou na tarde desta terça-feira (18/11), o campus-sede da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). A iniciativa faz parte de um trabalho de inovação do governo norte-americano em conhecer as maiores cidades do Estado e as instituições, como a Unimontes, que estrategicamente influenciam em suas respectivas regiões. Com a identificação de demandas, serão desenvolvidas ações conjuntas, como convênios de cooperação científica ou de qualificação profissional, dentre outras sugestões.

Brian Bauer foi recebido pelo reitor da Unimontes, professor João dos Reis Canela, que fez um breve histórico da instituição e sua importância no contexto social, político e cultural em quatro regiões do Estado: Norte, Noroeste e Vales do Jequitinhonha e do Mucuri. Sua atuação alcança 40% do território mineiro.

Ainda durante a visita à Unimontes, o cônsul norte-americano se reuniu com integrantes da gestão superior e falou sobre a possibilidade de o governo do seu país estabelecer uma agenda no campus-sede para palestras sobre os processos e exigências legais para períodos de estudos nos Estados Unidos, seja de acadêmicos inseridos em programas como o Ciência Sem Fronteiras, ou de professores em atividades de doutorado e pós-doutorado.

visitaconsul

Brian esteve reunido com o reitor João Canela e equipe de gestão

“É muito importante conhecer as principais regiões do Estado, já que as realidades são bem diferentes em relação a Belo Horizonte. O nosso pensamento é de abrir um canal do consulado com os centros de produção de conhecimento para identificar demandas e viabilizar ações conjuntas, como intercâmbios e convênios”, pontuou o cônsul.

Atualmente, os EUA possuem um escritório no Bairro Funcionários, em Belo Horizonte, mas até 2016, ele será elevado a consulado oficial, com sede própria no Bairro São Bento.

“Obviamente, não faltarão intenções da comunidade acadêmica da Unimontes para viabilizar parcerias com o consulado norte-americano e projetar ainda mais a nossa universidade como geradora do conhecimento”, evidenciou o reitor João Canela. O cônsul conheceu, ainda, o casarão da antiga Fafil, onde foi inaugurado recentemente o Museu Regional do Norte de Minas.

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia