Já estão abertas as inscrições para a apresentação de trabalhos no V Congresso em Desenvolvimento Social, promoção da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). O evento terá como tema central “Estado, Meio Ambiente e Desenvolvimento”, com programação entre 29 de junho e 1º de julho.

A iniciativa é da coordenação do Programa de Pós-Graduação Stricto sensu (PPGDS) da Unimontes. Os trabalhos podem ser enviados pelo site oficial do evento: www.congressods.com.br até 15 de maio. As inscrições podem ser feitas na secretaria do PPGDS: sala 119, prédio 3, do campus-sede ou pelo site.

O evento tem como objetivo refletir e discutir sobre o desenvolvimento social no campo ambiental, a partir das políticas e ações do Estado. Nesse sentido, a coordenação lembra que 2016 é o “Ano Internacional do Entendimento Global”, com vivências sobre as mudanças climáticas, alterações ambientais, aumento das tensões sociais e econômicas que exigem respostas – em grande medida – das competências interculturais, da compreensão da diversidade humana e da necessidade de fortalecer a ciência na sua matriz transdisciplinar.

Dentro deste contexto, “a proposição do tema vem ao encontro dos conflitos ambientais vivenciados no País, em Minas Gerais e na região norte-mineira que repercutem nas relações sociais e nos modelos de desenvolvimentos propostos pelo Estado”.

A coordenação lembra, ainda, que o evento abrirá espaço, também, para a análise do “papel do Estado como agente no processo de apropriação do meio ambiente e suas e implicações no desenvolvimento”.

O encontro contará com conferencistas de renome nacional e internacional, com a participação de professores da Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade de Campinas (Unicamp) e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Mais informações no site www.congressods.com.br e pelos telefones (38) 3229-8149 e 3229-8171.

Inscrições para apresentação de trabalhos
V Congresso em Desenvolvimento Social
Até: 15 de maio