A Universidade Estadual de Montes Claros é parceira na realização da IX Semana Norte-Mineira do Surdo, que teve início nessa quinta-feira (22/9) e prossegue até o próximo dia 29, com uma série de ações inclusivas e educativas junto à população em geral. Nesta segunda-feira (26/9), uma equipe com 16 acadêmicos do curso de Medicina, coordenada pelo professor Daniel Antunes Freitas, realizará o Mutirão de Educação e Orientação em Saúde Auditiva, a partir das 8 horas, na Praça Doutor Carlos Versiani, Centro.

O trabalho coordenado pela Unimontes consiste na prevenção aos riscos da surdez, além de mostrar às mulheres quais são os cuidados com os filhos recém-nascidos para uma audição saudável. A população surda também será atendida, especialmente com o encaminhamento para o aprendizado em Libras.

Como forma de normatizar a abordagem, os alunos do 1º ao 8º períodos de Medicina que participam do Mutirão foram capacitados na Língua Brasileira de Sinais (Libras), nesta sexta-feira. A professora de Libras da rede municipal de ensino, Rosana Fróes Santos, ministrou as atividades ao lado da intérprete Dayanne Dias Alves. Ambas fazem parte da Associação de Surdos de Montes Claros (Asmoc).

Daniel destaque

Professores Rosana e Daniel e intérprete Dayanne

“Aprender a linguagem em Libras é determinante não apenas diante da capacitação profissional, mas especialmente para atender uma necessidade básica: entender o paciente surdo”, explica o professor Daniel Antunes, doutor em Saúde Coletiva. Ele é o responsável pela elaboração do projeto de extensão entre a Unimontes e Asmoc, que visa capacitar os alunos de Medicina em Libras.

“Desde 2014, o MEC e o Ministério da Saúde estabeleceram nas diretrizes curriculares que os alunos de Medicina e o próprio profissional médico se capacitem em Libras”, completa o acadêmico Jair Bastos, do 3º período de Medicina na Unimontes e um dos voluntários no mutirão.

Ainda na ação coletiva que a Unimontes coordenará no centro da cidade serão abordados temas como: ocorrência de doenças que levam a surdez, exposição excessiva às fontes de ruído e a exigência ao teste de orelhinha para os recém-nascidos.