Promover uma profunda reflexão sobre diversos temas relacionados à História Regional do Norte de Minas, abrangendo questões de poder, território, memória e identidade, bem como áreas afins. Este foi o objetivo do XI Encontro dos Estudantes de História, realizado na Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), no período de 7 a 9 de novembro.

O evento foi uma iniciativa do Departamento de História da Unimontes, juntamente com a Coordenação Didática e acadêmicos do curso de História. Além mesas redondas e debates, foram apresentados trabalhos relativos à história antiga, história medieval e ainda nos eixos “Histórias, memórias, educação e patrimônio cultural”, “memórias e histórias” e “território, cultura, memória e identidade”.

A solenidade oficial de abertura, realizada na noite de quarta-feira (08/11), no auditório do Centro de Ciências Humanas (CCH), no campus-sede, foi presidida pelo vice-reitor, professor Dalton Caldeira Rocha, representando o reitor, professor Wagner de Paulo Santiago. A cerimônia contou com as presenças da pró-reitora de Pesquisa, professora Maria das Dores Magalhães Veloso; do diretor do Centro de Ciências Humanas, professor Jânio Marques Dias; e do coordenador didático do Curso de História, professor César Henrique Queiroz Porto.

O vice-reitor Dalton Caldeira Rocha destacou a importância do evento e ressaltou o protagonismo dos estudantes para a Unimontes. “Saudamos todos os organizadores deste evento. Desde o início da nossa gestão, buscamos colocar na centralidade de nossas ações os estudantes, por entender que são eles a razão de ser da nossa Universidade”, afirmou.

“Eu fico muito feliz em participar de um evento onde os estudantes se tornaram protagonistas de sua própria história e de maneira, ousada e competente, promovem esse encontro reconhecendo no curso de História. Trata-se da história daqueles que nos antecederam, retratando esse momento quem que a universidade já ultrapassa os seus 60 anos”, ressaltou o professor Dalton Caldeira.

Homenagem a professores beneméritos

Durante o encontro, foram prestadas homenagens especiais aos professores beneméritos do curso de História da Unimontes: Isabel Rebello de Paula, Layce Tourinho Correa Machado, Belvinda Nascimento Evangelista, Iracy Luzia dos Santos Cordeiro, Wilma Isabel Fagundes Amaral, Donizette Lima do Nascimento e Elizabete Barbosa Carneiro.

Relacionadas

Montes Claros: berço do SUS – História do nascimento do maior sistema de saúde pública do mundo é discutida na Unimontes
Unimontes oferece 160 bolsas de iniciação científica com recursos da Fapemig
Unimontes participa do Fórum Técnico Minas Gerais pela Ciência
Hospital da Unimontes comemora bons resultados do DRG – modelo de classificação de pacientes
Unimontes promove fórum sobre políticas públicas de esporte e lazer
Unimontes concede bolsas de Intercâmbio para Ações Afirmativas em Portugal