Promover uma profunda reflexão sobre diversos temas relacionados à História Regional do Norte de Minas, abrangendo questões de poder, território, memória e identidade, bem como áreas afins. Este foi o objetivo do XI Encontro dos Estudantes de História, realizado na Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), no período de 7 a 9 de novembro.

O evento foi uma iniciativa do Departamento de História da Unimontes, juntamente com a Coordenação Didática e acadêmicos do curso de História. Além mesas redondas e debates, foram apresentados trabalhos relativos à história antiga, história medieval e ainda nos eixos “Histórias, memórias, educação e patrimônio cultural”, “memórias e histórias” e “território, cultura, memória e identidade”.

A solenidade oficial de abertura, realizada na noite de quarta-feira (08/11), no auditório do Centro de Ciências Humanas (CCH), no campus-sede, foi presidida pelo vice-reitor, professor Dalton Caldeira Rocha, representando o reitor, professor Wagner de Paulo Santiago. A cerimônia contou com as presenças da pró-reitora de Pesquisa, professora Maria das Dores Magalhães Veloso; do diretor do Centro de Ciências Humanas, professor Jânio Marques Dias; e do coordenador didático do Curso de História, professor César Henrique Queiroz Porto.

O vice-reitor Dalton Caldeira Rocha destacou a importância do evento e ressaltou o protagonismo dos estudantes para a Unimontes. “Saudamos todos os organizadores deste evento. Desde o início da nossa gestão, buscamos colocar na centralidade de nossas ações os estudantes, por entender que são eles a razão de ser da nossa Universidade”, afirmou.

“Eu fico muito feliz em participar de um evento onde os estudantes se tornaram protagonistas de sua própria história e de maneira, ousada e competente, promovem esse encontro reconhecendo no curso de História. Trata-se da história daqueles que nos antecederam, retratando esse momento quem que a universidade já ultrapassa os seus 60 anos”, ressaltou o professor Dalton Caldeira.

Homenagem a professores beneméritos

Durante o encontro, foram prestadas homenagens especiais aos professores beneméritos do curso de História da Unimontes: Isabel Rebello de Paula, Layce Tourinho Correa Machado, Belvinda Nascimento Evangelista, Iracy Luzia dos Santos Cordeiro, Wilma Isabel Fagundes Amaral, Donizette Lima do Nascimento e Elizabete Barbosa Carneiro.

Unimontes e ABA lançam livro sobre desmonte ambiental e violação de direitos
Município de Olhos D’Água recebe as ações do Projeto Unimontes Solidária
Capes/MEC aprova três novos cursos de doutorado e mais um mestrado da Unimontes.
Lançada Campanha de Financiamento Coletivo para Produção do Documentário sobre Zé Côco do Riachão
Unimontes realiza melhorias no centro esportivo universitário e demais áreas do campus-sede
Unimontes promove solenidade de colação de grau em Janaúba