A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), por meio do Programa de Pós-Graduação em Botânica Aplicada, está com inscrições abertas para o V Simpósio de Botânica Aplicada (SIMBOT). O evento, que neste ano traz como tema “Conexão entre ciências botânicas, inovações e sustentabilidade”, será realizado entre os dias 4 e 6 de junho, no campus-sede. Interessados em se inscrever como ouvintes devem acessar o link: https://www.even3.com.br/v-simbot-conexoes-entre-ciencia-botanica-inovacao-e-sustentabilidade-548977/.
Já os profissionais e acadêmicos que desejarem submeter resumos devem ficar atentos: o prazo segue até o dia 2 de maio, pelo mesmo link. As áreas temáticas são: Anatomia Vegetal, Botânica e Educação, Botânica e Inovação, Ecologia Vegetal, Fisiologia Vegetal, e Sistemática e Taxonomia Vegetal. As orientações para elaboração e apresentação de trabalhos estão disponíveis no link:
https://static.even3.com/geral/NORMAS_RESUMO_V_SIMBOT.994baa27674f43fc835e.pdf.
Público-alvo
O SIMBOT reúne profissionais, estudantes e representantes de instituições e órgãos ligados à Botânica, não apenas da Unimontes, mas também de outras regiões de Minas Gerais e do Brasil. O principal foco da iniciativa é fomentar o protagonismo de jovens botânicos atuantes nos níveis de graduação e pós-graduação, especialmente da Unimontes, por se tratar de um evento local.
Os organizadores destacam que eventos como o SIMBOT representam uma oportunidade para a consolidação de pesquisas, estabelecimento de novas parcerias e fortalecimento de colaborações já existentes, especialmente nos âmbitos da graduação e pós-graduação. Além disso, constituem espaços coletivos de articulação e troca de experiências.
Para os profissionais, é uma chance de divulgar e discutir os resultados de seus projetos de pesquisa e extensão, em andamento ou concluídos. Já para os jovens pesquisadores, representa a oportunidade de apresentar e debater suas pesquisas, finalizadas ou em desenvolvimento.
Objetivos

O V SIMBOT tem como objetivos demonstrar o potencial da área para criar produtos e serviços mais sustentáveis, desenvolver modelos de negócios inovadores, tornar processos produtivos e logísticos mais eficientes, promover o desenvolvimento social e econômico, conservar os recursos naturais e possibilitar o aprendizado da botânica de forma mais leve e aplicada, em sintonia com os desafios contemporâneos.