A Universidade Estadual de Montes Claros cumpriu mais uma etapa do processo de implantação do Restaurante Universitário (R.U). Ao final da manhã e início da tarde desta quinta-feira (16), com a participação da comunidade acadêmica, foi realizado o primeiro teste operacional para a avaliação de eficiência dos equipamentos e dos serviços do R.U. Cerca de 200 pessoas entre gestores, alunos, professores e servidores compareceram ao primeiro almoço servido pela unidade.

Esse teste operacional é considerado imprescindível para o funcionamento pleno do Restaurante Universitário a partir de sua inauguração oficial, marcada para o dia 29 deste mês, às 19 horas, durante visita do governador de Minas, Antonio Anastasia, à Unimontes. Cada um dos visitantes, ao final da refeição, participou de uma pesquisa de opinião avaliando itens como variedade de cardápio, tempo de espera, ambiente, limpeza, acesso, dentre outros pontos. Os dados serão utilizados para aprimoramento das ações no local.

O Restaurante Universitário é uma das mais antigas reivindicações da comunidade acadêmica, cujo projeto é fruto de uma intensa mobilização entre acadêmicos, servidores técnico-administrativos e de saúde, professores e dirigentes. “Todas as ações referentes ao Restaurante Universitário vêm sendo desenvolvidas de forma coletiva para atender a todos os anseios da comunidade de nossa instituição”, explicou o reitor João dos Reis Canela, durante visita à unidade na realização do teste operacional.

O presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Vlader Teixeira, considerou como “muito oportuno” o teste operacional antes do funcionamento pleno do R.U. Na sua avaliação, a comida balanceada e o rápido atendimento dos funcionários foram dois pontos positivos nesse primeiro dia de funcionamento. Para ele, “a prática diária é que vai determinar se o estabelecimento atende as exigências dos acadêmicos”.

Servidor técnico-administrativo da Unimontes, Diego Marques Freitas elogiou a variedade do cardápio, o sabor dos alimentos e a rapidez ao servir. Por sua vez, o acadêmico Renan Soares Teixeira, do curso de Sistemas de Informação e representante discente no Conselho Universitário (Consu), disse que o funcionamento do R.U, ainda que em seu primeiro teste operacional “é um sonho sendo realizado, pois grande parte dos estudantes da Unimontes necessita desse serviço”. Sobre o funcionamento nesta quinta-feira, fez a seguinte avaliação: “gostei, comida boa, ambiente agradável; espero que essa qualidade prevaleça cada vez melhor para os próximos anos”.

SOBRE A OBRA

O prédio do R.U ocupa um terreno de 1,1 mil metros quadrados, sendo 946 metros quadrados de área construída. Localizada na entrada do campus-sede, a obra contou com investimentos da ordem de R$ 1,3 milhão liberados pelo Governo do Estado. Os equipamentos – cozinha industrial, mesas, cadeiras e utensílios – também foram adquiridos com recursos viabilizados pelo Governo de Minas (R$ 400 mil).

Conforme a Pró-Reitoria de Planejamento, Gestão e Finanças da Unimontes, o Restaurante funcionará em dois horários: 10h30 às13h30 para almoço e de 17 às 19 horas para o jantar. O salão de alimentação tem capacidade para 280 lugares, havendo a expectativa de atendimento de 1 mil refeições/dia.

Para a operacionalização do restaurante, por intermédio de licitação, foi contratada empresa especializada Gaúcha Alimentação Coletiva, sediada em Patos de Minas. A qualidade da alimentação fornecida, o atendimento e todas as demais questões relativas ao restaurante serão supervisionadas pela universidade, através de uma gerência administrativa coordenada pelo servidor Ramon Acácio de Souza. Também contará com o trabalho da nutricionista Káthia Luiza Oliveira Veloso, que vai orientar e fiscalizar o cumprimento do cardápio oferecido.

CADASTRAMENTO

Entre os dias 17 e 28 de fevereiro, das 8 às 18 horas, na própria sede do Restaurante, será realizado o cadastramento dos usuários pelo sistema biométrico – credenciamento por impressão digital. Para conferência da situação regular de cada acadêmico será aplicada a base de dados da Secretaria Geral. No caso dos servidores e professores, serão consultadas as informações da Diretoria de Desenvolvimento de Recursos Humanos (DDRH). Todos deverão apresentar o documento original de identidade – com foto – no ato do cadastro.

O estabelecimento será voltado para a comunidade acadêmica – estudantes (graduação e pós-graduação), professores e servidores técnico-administrativos, além de funcionários da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino Superior do Norte de Minas (Fadenor) previamente cadastrados e visitantes da universidade em caráter acadêmico-cultural. Os valores oficiais para cada segmento serão anunciados oficialmente na véspera da inauguração.

Conforme o gerente administrativo, Ramon Acácio de Souza, o usuário terá direito a uma refeição subsidiada por turno (almoço e/ou jantar), sendo que o acesso ao restaurante se dará por meio de catracas eletrônicas. Haverá refeições para pessoas vegetarianas. A refeição será acompanhada de sobremesa e suco natural. Mais informações pelo telefone 3229-8000 – ramal 8354 ou pelos endereços eletrônicos ru@unimontes.br e ruunimontes@gmail.com.

 

 

 

FachadaRU

Fachada RU

Confira galeria de fotos

TAGS:DDRH

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia