A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) realiza nesta quinta-feira (12/07), a solenidade de outorga de grau unificada dos cursos ministrados no campus-sede. Serão graduados 379 novos profissionais em 17 cursos. A cerimônia acontecerá às 20 horas, na Praça de Eventos Rui Soares Olímpio, no Campus Universitário Professor Darcy Ribeiro, e será presidida pelo reitor João dos Reis Canela.

Os graduandos têm como patrona geral a professora Maria de Lourdes Ribeiro Paixão, servidora de carreira da Universidade. No ano em que comemora 50 anos de existência, a Unimontes definiu a indicação da patrona geral a partir da escolha direta da própria comunidade acadêmica. “Vejo a homenagem como uma das grandes realizações profissionais em minha carreira de educadora, principalmente pelo fato de a Unimontes viver seu momento especial de comemoração de seu cinquentenário”, disse a homenageada.

Participam da colação de grau no campus-sede, nesta quinta-feira, acadêmicos dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Ciências da Religião, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Direito, Educação Física, Enfermagem, Geografia, História, Letras/Espanhol, Letras/Português, Matemática, Medicina, Odontologia, Pedagogia e Sistemas de Informação.

MAIS OUTORGAS

Nessa sexta-feira (13/07), às 20 horas, no Centro Cultural Marly Sarney, em Janaúba, será realizada a solenidade de outorga de grau dos cursos oferecidos no campus daquela cidade. Serão diplomados 51 novos profissionais nos cursos de Agronomia (15), Pedagogia (28) e Zootecnia (8).

Ainda neste mês acontecerão cerimônias de outorga de grau nos campi de Unaí (17), Paracatu (18), Pirapora (19), Januária (24) e Almenara (26). Em 50 anos de existência, a Universidade Estadual de Montes Claros graduou pouco mais de 45 mil profissionais. Pesquisas demonstram que 80% dessas pessoas desenvolvem suas atividades em municípios de regiões de atuação da Unimontes, contribuindo diretamente com a melhoria das condições de vida da população.

BREVE CURRÍCULO – Professora Maria de Lourdes é pedagoga graduada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com especialização em Educação Compartilhada pela PUC-Minas. Ingressou na antiga Fundação Norte-Mineira de Ensino Superior (FUNM) em 1969 e logo assumiu a chefia do departamento de Educação.

Foi diretora da antiga Faculdade de Ciências e Letras (Fafil) e titular na Pró-Reitoria de Extensão, além de ter coordenado no âmbito da Universidade o Programa Nacional de Apoio à Infância (Pronai), o Programa de Capacitação de Professores em Minas (Procap) e o curso Normal Superior. “Sinto-me envaidecida com a homenagem por se tratar de uma escolha que partiu do coletivo”, finalizou a patrona geral dos graduandos da Unimontes.