A Universidade Estadual de Montes Claros realiza nesta quinta-feira (23/7), a solenidade de outorga de grau unificada dos cursos ministrados no campus-sede. Serão graduados 326 novos profissionais em 19 cursos, que terão como patrona geral a professora Ilva Ruas Abreu, atual coordenadora do mestrado em História da Unimontes e que já exerceu diversas funções na instituição, com atuação destacada no processo de estadualização da universidade.

A cerimônia acontecerá às 20 horas, na Praça de Eventos Rui Soares Olímpio, no Campus Universitário Professor Darcy Ribeiro, e será presidida pelo reitor João dos Reis Canela, juntamente com o vice-reitor Antonio Alvimar Souza. Serão graduados novos profissionais dos cursos de Administração (23), Ciências Biológicas/Bacharelado (09), Ciências Contábeis (24), Ciências Econômicas (13), Ciências Sociais (10), Direito diurno (20), Direito noturno (32), Educação Física/Bacharelado (10) (Educação Física/Licenciatura (13), Enfermagem (11), Geografia (10), História (09), Letras/Espanhol (13), Letras/Português (10), Matemática (11), Medicina (25), Odontologia (21), Pedagogia (29) e Sistemas de Informação (16). Além desses, 17 acadêmicos vão colar de forma extemporânea  em 10 cursos. 

“Ser escolhida como patrona geral de uma colação de grau é a maior homenagem que um professor pode receber da universidade e da comunidade acadêmica. Estou envaidecida e muito orgulhosa de receber esta homenagem que, na verdade, é um reconhecimento ao trabalho de todos os professores da instituição”, afirma a educadora Ilva Ruas, escolhida como patrona geral após consulta à comunidade acadêmica, por intermédio dos departamentos da universidade.

BREVE CURRÍCULO

Professora IlvaA professora Ilva Ruas Abreu é graduada em Ciências Econômicas pela extinta Faculdade de Administração e Finanças do Norte de Minas (Fadec), unidade da antiga Fundação Norte Mineira de Ensino Superior (FUNM) – transformada na atual Unimontes. Concluiu mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e doutorado em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Docente do departamento de Economia, ela já exerceu diversas funções na universidade: chefe de departamento, coordenadora de curso e integrante dos órgãos colegiados superiores da instituição – Conselho Universitário (Consu) e Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepex).

A professora Ilva Ruas Abreu participou ativamente do processo de estadualização da antiga FUNM, transformada na Unimontes pela Constituição Mineira de 1990. Ela integrou comissão especial que realizou gestões junto aos deputados constituintes e que resultou na estadualização da universidade.

JANAÚBA – Nesta sexta-feira (24/7), a Unimontes realizará a solenidade unificada de outorga de grau para os cursos de Zootecnia, Agronomia e Pedagogia que são ministrados no campus de Janaúba (Norte de Minas). O evento terá início às 20 horas, no Centro Cultural Marly Sarney, naquela cidade.

 

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia