A Universidade Estadual de Montes Claros promoverá uma série de ações para comemorar o Dia Internacional da Mulher. Na programação, destaque para debates sobre o empoderamento feminino, campanhas de combate à violência contra a mulher, apresentação musical, palestra e atendimento extensionista ao público em geral.

A promoção envolve a Reitoria, Pró-Reitoria de Extensão, Biblioteca Central, Diretoria de Desenvolvimento de Recursos Humanos, Observatório do Empoderamento Feminino, Comitê Local do IFMSA, Hospital Universitário Clemente de Faria, Grupo de Pesquisa e Estudos Gênero e Violência e o Museu Regional do Norte de Minas, com atividades entre esta terça e a próxima quinta-feira.

Nesta terça-feira, às 19 horas, o Museu Regional sedia a mesa redonda “Mulheres, Saberes, Fazeres e Ações”, promoção do coletivo “Mulheres, Democracia e Poder”.

“LUTAS E REPRESENTAÇÕES”

Uma das atrações é o I Colóquio Regional, organizado pelo Observatório do Empoderamento Feminino, projeto de extensão vinculado ao Departamento de Política e Ciências Sociais. Com 130 inscritos, o evento é gratuito e tem como tema “O Feminismo em Debate: Lutas e Representações Femininas”, com debates e mesas redondas entre pesquisadoras da Unimontes e de instituições parceiras, no auditório do prédio 3. Haverá, ainda, oficinas gratuitas nas salas do prédio 1 (CCSA).

A abertura será nesta quarta-feira, às 19 horas, com palestra. Dentre as pesquisadoras convidadas estão as professoras Renata da Costa (UFMT), Karla Adriana Martins Bessa (Unicamp), Janaiky de Almeida (UFERSA), Cláudia Mayorga Borges (UFMG), Cláudia Maia (Unimontes), e Leninha Souza, do Centro de Agricultura Alternativa do Norte de Minas.

Na quinta-feira (8), duas conferências de 8 às 11 horas e às 19 horas. Conforme a coordenação, ainda há vagas para as oficinas.

CELEBRAÇÃO NA BIBLIOTECA CENTRAL

Também na quinta-feira (8/3), haverá uma celebração especial na Biblioteca Central “Professor Antônio Jorge”, com o reitor em exercício, padre e professor Antonio Alvimar Souza. Será a partir das 10h com apresentação musical, distribuição de rosas e sorteio de kits.

“Este é um momento especial para toda a comunidade acadêmica para refletirmos as conquistas e, sobretudo, os desafios enfrentados pela mulher no cenário atual. Por isso, convidamos as servidoras e colaboradoras da Universidade para este encontro”, destaca o reitor em exercício.

HUCF

No âmbito do HUCF, as servidoras e pacientes participam de três intervenções especiais em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Pela manhã e à tarde, em consonância com os turnos de trabalho: lanche especial, no Serviço de Nutrição e Dietética (SND), e o Momento de Beleza “Mary Kay”, no pátio da Administração, além de apresentação musical em diversos estilos como MPB e música gospel.

QUEBRANDO O SILÊNCIO

Aberto à população em geral, o Dia Internacional da Mulher será comemorado também numa mobilização dos alunos do curso de Medicina que integram o Comitê Local da Unimontes da IFMSA (International of Federation of Medical Students Associations of Brazil). Trata-se do coletivo “Quebrando o Silêncio”, realização conjunta com a Coordenadoria de Apoio ao Estudante (CAE), da Pró-Reitoria de Extensão.

Será de 8 às 12 horas, na Praça Doutor Carlos Versiani, no centro de Montes Claros. O objetivo é promover a conscientização sobre a violência contra a mulher, com a divulgação dos serviços e ações para minimizar a violência contra a mulher e, ainda, mobilizar a sociedade na denúncia de casos de abuso e de violência.

Dia Internacional da Mulher – Unimontes

Mesa Redonda “Mulheres, Saberes, Fazeres e Ações”
Local: Museu Regional do Norte de Minas

Colóquio Regional do Observatório Empoderamento do Feminino