A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) recebeu, na manhã deste domingo (08/12), cerca de 10 mil estudantes do primeiro e segundo anos do ensino médio. Eles fizeram as provas do Programa de Avaliação Seriada para acesso ao Ensino Superior (PAES) referentes à primeira etapa do ciclo de estudos. O índice geral de ausência registrado na primeira etapa foi de 16,7% dos inscritos, número que está dentro do esperado, na avaliação dos organizadores.
Já no período da tarde, dos 3.990 participantes esperados, 722 não compareceram. Neste ano, o trânsito fluiu com muita tranquilidade, sem tumulto na entrada do campus sede no bairro Todos os Santos. Responsável pela execução e logística do PAES, a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino Superior no Norte de Minas (Fadenor) empreendeu todos os esforços para orientar e auxiliar os participantes para que estivessem tempestivamente nos locais dos exames.
Ainda assim, algumas pessoas chegaram minutos após o fechamento dos portões e, infelizmente, não puderam fazer as provas. Aqueles que fariam as duas etapas e perderam a hora na parte da manhã, foram desclassificados e não poderão continuar no Paes, já que é necessário ter a nota das três etapas para concluir o ciclo.
“Infelizmente, aspectos relacionados ao cumprimento dos horários de entrada nos prédios ou porte de documentos de identificação, mesmo com todos os avisos, lembretes e divulgação que fizemos ainda acabaram provocando a não participação de alguns, o que para nós é muito triste, pois sabemos que os canidatos se preparam muito e por um pequeno descuido acabam ficando de fora do processo”, lamenta Roney Sindeaux, Diretor Técnico da Fadenor.
Recorde de inscrições
A Unimontes recebeu inscrições de estudantes provenientes de 21 unidades da federação, com predominância dos estados da Bahia, Minas Gerais e São Paulo. Além de brasileiros natos, participaram do processo estudantes naturais de seis países: Portugal, Espanha, Bolívia, Estados Unidos, Itália e Peru. O número total de inscritos em 2024 está entre os maiores das últimas duas décadas. Com isso, foi necessário alojar os estudantes em diversas unidades fora dos prédios do campus-sede.
O Centro de Educação Profissional e Tecnológico da Unimontes (CEPT), que fica atrás da Igreja Matriz, no Centro da cidade também recebeu os participantes do PAES. Funcionaram ainda como locais de prova as Escolas Estaduais Dona Quita Pereira, no bairro Edgar Pereira; Doutor Antônio Augusto Veloso, no bairro Cândida Câmara; Eloy Pereira, na Vila Guilhermina; João de Freitas Neto, no Morada do Parque; Nereide Carvalho, no João Botelho; Professora Helena Prates, no bairro JK; Simeão Ribeiro dos Santos, no Santa Rita e Carlos Albuquerque, no Maracanã.
Estudantes de outros municípios também puderam fazer as avaliações nos campi da Unimontes em Almenara, Bocaiuva, Brasília de Minas, Espinosa, Janaúba, Januária, Paracatu, Pirapora, Salinas, São Francisco e Unaí, não tendo sido registrada intercorrências extraordinárias em nenhum dos locais de prova.
A Fadenor avalia como positiva a experiência de execução do Paes em 2024. “Com respeito à logística deste domingo, tudo correu muito bem e tranquilo, sem nenhum incidente que tenha dificultado a realização das provas e a participação dos estudantes”, explica o Diretor da Fundação, Roney Sindeaux.
Retorno do Paes
O Programa de Avaliação Seriada para acesso ao Ensino Superior (PAES) foi retomado pela Unimontes por decisão do Reitor Professor Wagner de Paulo Santiago, após ouvir diversos segmentos da sociedade. Com o retorno desta modalidade, a partir de 2024, os estudantes que concluíram o primeiro ano do ensino médio, em dezembro deste ano, terão a chance de prosseguir, nos dois próximos anos, por meio do PAES ter seu aproveitamento, em cada etapa, considerado como forma de avaliação para entrada no ensino superior em 2027.
Diante das inúmeras cartas e pedidos feitos pelos estudantes que concluíram o segundo ano do ensino médio no fim deste ano, excepcionalmente, a Unimontes permitiu que fossem aplicadas duas provas no mesmo dia: uma para os conhecimentos do primeiro ano (pela manhã) e outra para os conteúdos específicos do segundo ano (durante a tarde). Assim, em 2024, a Unimontes recebeu alunos do primeiro e do segundo anos do ensino médio para realização da prova em um só dia.
A presidente da Coordenação Técnica de Processos Seletivos (Coteps), Professora Dra. Jussara Guimarães diz que ” estamos vivenciando hoje mais um marco histórico da gestão do Reitor Wagner Santiago, ao retornarmos com o PAES. Um marco para a Unimontes, para a comunidade monteclarense, para as diversas regiões do estado de Minas Gerais e para o Brasil”, afirma Jussara.
Para o Diretor Técnico da Fadenor, Roney Sindeaux, “a realização do PAES neste domingo é o resultado de uma iniciativa muito positiva da COTEPS, pois abre uma possibilidade a mais para os estudantes ingressarem na Universidade. A Fadenor se orgulha de fazer parte desta retomada e de poder atuar junto com a COTEPS”, disse o Diretor da entidade.
A medida favoreceu estudantes como Arthur Figueiredo, de 17 anos, que foi surpreendido com a notícia da retomada do PAES na instituição, tendo a chance de realizar a prova do ano anterior, para seguir no processo até a conclusão do terceiro ano. “Foi uma boa oportunidade, eu gostei demais dessa iniciativa da Unimontes por trazer de novo esse vestibular seriado”, afirmou Arthur.
Abordada na entrada do prédio, momentos antes da realização das provas, a estudante Isabella Alves falou sobre as vantagens que vê no processo de avaliação seriada. “Eu acho que o Paes é a forma mais fácil de você entrar na faculdade porque são três etapas. Você tem mais chance de passar porque você fica três anos estudando, não é como o Enem que você tem uma oportunidade só”, afirma a jovem.
Em 2021, ano em que o programa de avaliação seriada completou 25 anos de existência no Brasil, a prova foi realizada pela última vez na Unimontes. Com o retorno do Paes em 2024, os pleiteantes a uma vaga em um dos 65 cursos de ensino superior da Universidade podem se beneficiar desta forma de ingresso que permite que a avaliação paulatina, uma vez que o conteúdo da prova é restrito ao que foi aprendido naquele ano, diferente do vestibular, que considera o aprendido nos três anos de ensino médio.
Confira o gabarito oficial, disponível, a partir das 20h, no link abaixo: