Oportunizar discussões que valorizem as práticas de profissionais da educação e, ainda, aproximar a universidade da escola de educação básica para a produção do conhecimento. Estes são alguns dos objetivos traçados para análise e debate durante o III Congresso de Pesquisa em Educação. O evento é organizado pela Universidade Estadual de Montes Claros, por intermédio do Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais e da Pró-Reitoria de Ensino, com programação nos dias 9 a 11 de dezembro, no auditório do Campus Janaúba.

Outra meta é contemplar os participantes com as discussões sobre a formação docente na atualidade, em cima do tema central “Desafios e Possibilidades na Contemporaneidade”. A programação é voltada para alunos dos cursos de graduação, de pós-graduação Lato sensu, mestrados e doutorados, além de docentes, especialmente dos cursos de Licenciatura, pesquisadores e professores da Educação Básica.

As inscrições para submissão de trabalhos podem ser realizadas até 4 de dezembro. As demais, para participação como ouvintes ao longo da programação, têm prazo até 8/12 – pelo e-mail: seminariopesquisajanauba2019@gmail.com. Há taxa de inscrição.

Outra meta para o evento é analisar as limitações encontradas pelas instituições brasileiras na oferta dos cursos de Licenciatura, sobretudo no processo complementares de formação do futuro professor.

Na programação, haverá apresentação cultural, minicursos, apresentação dos trabalhos científicos, palestra com a professora doutora em Educação Cláudia Aparecida Ferreira Machado (“Saberes e Práticas Docentes: Desafios e Possibilidades”) e mesa redonda com a professora doutora em Educação Alda Aparecida Vieira Moura e a professora doutora em Educação Dayse Magna Santos Moura (“Adoecimento e as questões midiáticas no trabalho docente”).

III Congresso de Pesquisa em Educação

Tema:“Desafios e Possibilidades na Contemporaneidade”

Local: Campus Janaúba

Datas: 9, 10 e 11 de dezembro