Os Departamentos de Biologia e de Estágios e Práticas Escolares da Universidade Estadual de Montes Claros promovem neste mês, a 1ª Feira de Ciências e Cultura. O evento é destinado a alunos e professores da Educação Básica e tem como finalidade fomentar a iniciação científica no âmbito do ensino básico. O foco da maioria dos trabalhos está relacionado ao meio ambiente.
As atividades envolvem os acadêmicos e docentes participantes de duas das principais ações da Unimontes voltadas para a integração da educação superior com o ensino fundamental e médio, em especial nas escolas públicas: o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e o Biotemas na Educação Básica.
LOCAIS
Conforme a programação, a 1ª Feira de Ciências e Cultura acontece nesta sexta-feira (12/6), na Escola Estadual Professora Cristina Guimarães (Rua Tito Versiane dos Santos, 890, Bairro Augusta Mota). O educandário é um dos núcleos conveniados do PIBID/Unimontes. Os alunos dos turnos matutino, vespertino e noturno também farão exposição de trabalhos científicos para avaliação. A visitação gratuita para a comunidade será aberta em todos os turnos.
A feira será realizada entre 8h30 e 20 horas; a Mostra de Trabalhos está prevista para o período de 9h às 11 horas. As atividades são vistas como uma prévia para a II Mostra Científica Biotemas/PIBID, que a Unimontes realizará em outubro deste ano. Os trabalhos serão avaliados por uma comissão de professores e os melhores serão selecionados para o evento.
Os avaliadores dos trabalhos científicos serão as professoras Luzimara Braz Machado, coordenadora do Biotemas/Unimontes, e Fabiana Matrangolo, coordenadora da II Mostra Científica, além do professor João Barbosa, coordenador do Núcleo de Atividades para a Promoção da Cidadania (NAP/Unimontes).
Uma das novidades na Feira será o lançamento do copo ecológico, projeto desenvolvido pela professora Grécia Oiama Dolabela, coordenadora do PIBID em Biologia DNA Escola Cristina Guimarães. À primeira vista, a pessoa tem a impressão de que está diante de um pequeno envelope, mas se trata de um copo feito de papel, com a durabilidade de um ano se for utilizado somente para beber água, por exemplo. Além disso, é biodegradável e quando descartado, deve ser jogado sobre a terra.
“O copo é um projeto que a gente desenvolveu como alerta para a redução necessária do uso do copo plástico para alimentos quentes. O contato do material químico com as altas temperaturas gera substâncias nocivas à saúde e com associação, inclusive, à geração de descendentes com autismo”, destaca a professora Grécia Oiama.
A Copasa é uma das parceiras do evento, com a apresentação dos projetos Chuá e Oásis e a miniatura do carro-pipa.
SERVIÇO
I Feira de Ciências e Cultura
Local: Escola Estadual Professora Cristina Guimarães
Endereço: Rua Tito Versiane dos Santos- nº 890 – Bairro Augusta Mota, Montes Claros
Data: 12 de junho (sexta-feira)
Horário: 8h30 às 20 horas