Iniciativa valoriza contribuição feminina para a área científica

Nesta terça-feira (11/03), acontecerá na Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) a entrega do Prêmio Mulheres em Destaque na Ciência – 3ª Edição, inserido nas comemorações do Dia Internacional da Mulher (8 de março).  A cerimônia será presidida pelo reitor, professor Wagner de Paulo Santiago, às 9 horas, na sala dos conselhos (prédio da reitoria), no campus-sede.

O Prêmio Mulheres em Destaque na Ciência é promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa da Unimontes. A iniciativa tem como objetivo reconhecer pesquisadoras que se notabilizaram por suas contribuições científicas e acadêmicas, valorizando seu papel na produção do conhecimento e fortalecendo a representatividade feminina na ciência.

Serão premiadas cinco pesquisadoras das áreas de Ciências Biológicas, da Saúde, Ciências Sociais Aplicadas e das Ciências Humanas Linguísticas. Serão homenageadas outras três pesquisadoras, das áreas das Ciências Exata e da Terra e Engenharias, Ciências da Saúde e Ciências Agrárias.

O prêmio é destinado a pesquisadoras do quadro da Unimontes, cujos trabalhos tenham contribuído significativamente para o avanço científico. As candidatas concorreram em duas categorias: Pesquisadora Júnior – para aquelas que ingressaram na Unimontes a partir de 1º de janeiro de 2015; e Pesquisadora Sênior – para aquelas que ingressaram até 31 de dezembro de 2014.

Premiadas e homenageadas

As pesquisadoras premiadas na 3ª Edição do Prêmio Mulheres em Destaque na Ciência são, na categoria Sênior: Alessandra Rejane Ericsson de Oliveira Xavier – área de Ciências Biológicas; Viviane Bernadeth Gandra Brandão – área de Ciências Sociais Aplicadas; Maria do Socorro Vieira Coelho – área de Ciências Humanas e Linguística, Letras e Artes; Daniella Reis Barbosa Martelli – premiada na área de Ciências da Saúde; Nayra Suze Souza e Silva – área de Ciências da Saúde; e Helena Amália Papa – área de Ciências Humanas, categoria Júnior.

As pesquisadoras homenageadas são: Patrícia Takaki, área de Ciências Exatas e da Terra e Engenharias, categoria Sênior; Ariela Mota Ferreira, área de Ciências da Saúde, categoria Júnior; Clarice Diniz Alvarenga Corsato, área de Ciências Agrárias, categoria Sênior.

Contribuição das mulheres na área científica

A pró-reitora de Pesquisa da Unimontes, professora Maria das Dores Magalhães Veloso, destaca a importância do Prêmio Mulheres em Destaque na Ciência para a valorização da mulher no mundo científico. “A premiação é de grande importância, por várias razões.  Primeira pela valorização da contribuição das mulheres na área científica, que historicamente têm pouco reconhecimento. Além disso, a iniciativa promove a visibilidade das pesquisas e inovações realizadas por mulheres cientistas da Unimontes e contribui para a igualdade de gênero no ambiente acadêmico e profissional”, afirma a pró-reitora.

“Ao celebrar e divulgar o trabalho das pesquisadoras, fortalecemos a presença delas no ambiente científico. Assim, entendemos que este prêmio, no mês das mulheres coroa com êxito o papel de Destaque delas na Ciência, mostrando o reconhecimento científico”, enfatiza professora Maria das Dores Magalhães Veloso.

A pró-reitora ressalta que todas as laureadas na terceira edição do Prêmio Mulheres em Destaque na Ciência da Unimontes realizam pesquisas de grande relevância, com descobertas científicas e inovações significativas que trazem conhecimento científico e tecnológico, impactando de forma positiva a sociedade em várias áreas de conhecimento.

“Ao serem reconhecidas, essas mulheres tornam-se modelos inspiradores para jovens interessadas em carreiras científicas, promovendo diversidade e inclusão no campo da ciência, abrangendo áreas antes dominadas por homens. Desta forma a relevância de suas contribuições vai além das realizações individuais, promovendo um avanço importante em direção à igualdade de gênero e à valorização da diversidade na ciência. E acreditamos que esta promoção é o papel da universidade”, assegura a pró-reitora de Pesquisa da Unimontes.

Relacionadas

Representantes da Unimontes serão homenageados com a Medalha da Inconfidência – cerimônia acontecerá em Ouro Preto
Hospital Universitário recebe secretário e procurador do município para debater melhorias nos serviços de saúde
Representantes da ETS do CEPT/Unimontes participam de oficina nacional para formação de tutores do SUS
Curso de Medicina da Unimontes é o melhor de Minas Gerais, aponta o Enade/2023
Unimontes tem 55 acadêmicos beneficiados pelo Pé de Meia Licenciaturas – Segunda chamada já está aberta
Editora Unimontes lança livro sobre humor e violência da ditadura militar, a partir de contos e crônicas de Veríssimo