Iniciativa valoriza contribuição feminina para a área científica

Nesta terça-feira (11/03), acontecerá na Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) a entrega do Prêmio Mulheres em Destaque na Ciência – 3ª Edição, inserido nas comemorações do Dia Internacional da Mulher (8 de março).  A cerimônia será presidida pelo reitor, professor Wagner de Paulo Santiago, às 9 horas, na sala dos conselhos (prédio da reitoria), no campus-sede.

O Prêmio Mulheres em Destaque na Ciência é promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa da Unimontes. A iniciativa tem como objetivo reconhecer pesquisadoras que se notabilizaram por suas contribuições científicas e acadêmicas, valorizando seu papel na produção do conhecimento e fortalecendo a representatividade feminina na ciência.

Serão premiadas cinco pesquisadoras das áreas de Ciências Biológicas, da Saúde, Ciências Sociais Aplicadas e das Ciências Humanas Linguísticas. Serão homenageadas outras três pesquisadoras, das áreas das Ciências Exata e da Terra e Engenharias, Ciências da Saúde e Ciências Agrárias.

O prêmio é destinado a pesquisadoras do quadro da Unimontes, cujos trabalhos tenham contribuído significativamente para o avanço científico. As candidatas concorreram em duas categorias: Pesquisadora Júnior – para aquelas que ingressaram na Unimontes a partir de 1º de janeiro de 2015; e Pesquisadora Sênior – para aquelas que ingressaram até 31 de dezembro de 2014.

Premiadas e homenageadas

As pesquisadoras premiadas na 3ª Edição do Prêmio Mulheres em Destaque na Ciência são, na categoria Sênior: Alessandra Rejane Ericsson de Oliveira Xavier – área de Ciências Biológicas; Viviane Bernadeth Gandra Brandão – área de Ciências Sociais Aplicadas; Maria do Socorro Vieira Coelho – área de Ciências Humanas e Linguística, Letras e Artes; Daniella Reis Barbosa Martelli – premiada na área de Ciências da Saúde; Nayra Suze Souza e Silva – área de Ciências da Saúde; e Helena Amália Papa – área de Ciências Humanas, categoria Júnior.

As pesquisadoras homenageadas são: Patrícia Takaki, área de Ciências Exatas e da Terra e Engenharias, categoria Sênior; Ariela Mota Ferreira, área de Ciências da Saúde, categoria Júnior; Clarice Diniz Alvarenga Corsato, área de Ciências Agrárias, categoria Sênior.

Contribuição das mulheres na área científica

A pró-reitora de Pesquisa da Unimontes, professora Maria das Dores Magalhães Veloso, destaca a importância do Prêmio Mulheres em Destaque na Ciência para a valorização da mulher no mundo científico. “A premiação é de grande importância, por várias razões.  Primeira pela valorização da contribuição das mulheres na área científica, que historicamente têm pouco reconhecimento. Além disso, a iniciativa promove a visibilidade das pesquisas e inovações realizadas por mulheres cientistas da Unimontes e contribui para a igualdade de gênero no ambiente acadêmico e profissional”, afirma a pró-reitora.

“Ao celebrar e divulgar o trabalho das pesquisadoras, fortalecemos a presença delas no ambiente científico. Assim, entendemos que este prêmio, no mês das mulheres coroa com êxito o papel de Destaque delas na Ciência, mostrando o reconhecimento científico”, enfatiza professora Maria das Dores Magalhães Veloso.

A pró-reitora ressalta que todas as laureadas na terceira edição do Prêmio Mulheres em Destaque na Ciência da Unimontes realizam pesquisas de grande relevância, com descobertas científicas e inovações significativas que trazem conhecimento científico e tecnológico, impactando de forma positiva a sociedade em várias áreas de conhecimento.

“Ao serem reconhecidas, essas mulheres tornam-se modelos inspiradores para jovens interessadas em carreiras científicas, promovendo diversidade e inclusão no campo da ciência, abrangendo áreas antes dominadas por homens. Desta forma a relevância de suas contribuições vai além das realizações individuais, promovendo um avanço importante em direção à igualdade de gênero e à valorização da diversidade na ciência. E acreditamos que esta promoção é o papel da universidade”, assegura a pró-reitora de Pesquisa da Unimontes.

Relacionadas

Conselho Estadual de Educação aprova novo Estatuto da Unimontes
Unimontes aplica neste sábado as provas da 2ª fase da OBMEP 2025
ProfLetras está com inscrições abertas para Seminário de Pesquisa em Letras
Unimontes realiza, em novembro, 1º Festival de Arte e Cultura Marina Lorenzo Fernandez
Hospital da Unimontes abre inscrições para Feira do Servidor
Museu da Unimontes abre a exposição “Entre a Vida e a Morte: uma jornada fotográfica” – de 31 de outubro a 23 de novembro