A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), por meio do Departamento de Artes, e o Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernandez realizarão, nos dias 13 e 14 de novembro, o 1º Festival de Arte e Cultura Marina Lorenzo Fernandez. Financiado com recursos de emenda parlamentar da deputada estadual Leninha, o evento é aberto ao público. Não haverá inscrições prévias ou premiação.
A professora Maristela Cardosa da Mata, chefe do Departamento de Artes da instituição de ensino superior, explica que o objetivo único é “perpetuar e homenagear” a fundadora e primeira diretora da antiga Faculdade de Educação Artística (Faceart), na qual surgiram os atuais cursos de Artes Visuais, Música e Teatro da Unimontes. Marina Lorenzo, que também fundou o Conservatório Estadual de Música, morreu no dia 25 de janeiro último aos 98 anos.
Programação – Conservatório
A abertura oficial do Festival de Arte e Cultura Marina Lorenzo Fernandez será no dia 13, às 18h, no Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernandez, que fica na avenida Dr. João Chaves, 438, bairro Jardim São Luiz.
Programação – Campus-sede
A programação continua no dia 14, das 8h às 11h30min e das 14h às 18h, na Quadra 3 do campus sede da Unimontes, onde haverá atividades diversas de música, teatro, poesia, artes visuais, dança, artesanato e dança, entre outras modalidades artísticas.
A partir das 18h, os participantes do Festival terão pausa para assistir o ensaio aberto da Ópera Carmen de Bizet com o Grupo Lirais e Orquestra Experimental de Câmara, ambos da Unimontes, e o Grupo Bezzi, do Conservatório Estadual de Música. O ensaio visa à apresentação especial no dia 15, às 18h, também na Quadra 3 do campus sede.
O Festival de Arte e Cultura será retomado das 20h às 22h30min.
Espaço fértil
O 1º Festival de Arte e Música Marina Lorenzo Fernandez busca consolidar-se como espaço fértil para a expressão de saberes, práticas e estéticas de matrizes populares, eruditas e contemporâneas, na tentativa de promover diálogo entre diferentes linguagens artísticas — musicais, cênicas, plásticas e visuais.
Além disso, a iniciativa valoriza, promove e articula expressões artísticas e culturais do Norte de Minas e do Vale do Jequitinhonha — regiões marcadas por diversidade estética, simbólica e identitária, mas historicamente marginalizadas nos grandes circuitos culturais do país. Montes Claros, principalmente, destaca-se como polo formador e irradiador de práticas culturais, enquanto berço de instituições de referência como o Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernandez e o Curso de Artes da Unimontes, artistas, grupos e coletivos atuantes.
