A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), por meio do Departamento de Artes, e o Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernandez realizarão, nos dias 13 e 14 de novembro, o 1º Festival de Arte e Cultura Marina Lorenzo Fernandez. Financiado com recursos de emenda parlamentar da deputada estadual Leninha, o evento é aberto ao público. Não haverá inscrições prévias ou premiação.

A professora Maristela Cardosa da Mata, chefe do Departamento de Artes da instituição de ensino superior, explica que o objetivo único é “perpetuar e homenagear” a fundadora e primeira diretora da antiga Faculdade de Educação Artística (Faceart), na qual surgiram os atuais cursos de Artes Visuais, Música e Teatro da Unimontes. Marina Lorenzo, que também fundou o Conservatório Estadual de Música, morreu no dia 25 de janeiro último aos 98 anos.

Programação – Conservatório

A abertura oficial do Festival de Arte e Cultura Marina Lorenzo Fernandez será no dia 13, às 18h, no Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernandez, que fica na avenida Dr. João Chaves, 438, bairro Jardim São Luiz.

Programação – Campus-sede

A programação continua no dia 14, das 8h às 11h30min e das 14h às 18h, na Quadra 3 do campus sede da Unimontes, onde haverá atividades diversas de música, teatro, poesia, artes visuais, dança, artesanato e dança, entre outras modalidades artísticas.

A partir das 18h, os participantes do Festival terão pausa para assistir o ensaio aberto da Ópera Carmen de Bizet com o Grupo Lirais e Orquestra Experimental de Câmara, ambos da Unimontes, e o Grupo Bezzi, do Conservatório Estadual de Música. O ensaio visa à apresentação especial no dia 15, às 18h, também na Quadra 3 do campus sede.

O Festival de Arte e Cultura será retomado das 20h às 22h30min.

Espaço fértil

O 1º Festival de Arte e Música Marina Lorenzo Fernandez busca consolidar-se como espaço fértil para a expressão de saberes, práticas e estéticas de matrizes populares, eruditas e contemporâneas, na tentativa de promover diálogo entre diferentes linguagens artísticas — musicais, cênicas, plásticas e visuais.
Além disso, a iniciativa valoriza, promove e articula expressões artísticas e culturais do Norte de Minas e do Vale do Jequitinhonha — regiões marcadas por diversidade estética, simbólica e identitária, mas historicamente marginalizadas nos grandes circuitos culturais do país. Montes Claros, principalmente, destaca-se como polo formador e irradiador de práticas culturais, enquanto berço de instituições de referência como o Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernandez e o Curso de Artes da Unimontes, artistas, grupos e coletivos atuantes.

Relacionadas

Conselho Estadual de Educação aprova novo Estatuto da Unimontes
Unimontes aplica neste sábado as provas da 2ª fase da OBMEP 2025
ProfLetras está com inscrições abertas para Seminário de Pesquisa em Letras
Hospital da Unimontes abre inscrições para Feira do Servidor
Curso de Especialização em Preceptoria em Saúde inicia atividades presenciais em 13 polos da Unimontes
Unimontes abre inscrições para Mestrado Profissional em Desenvolvimento Econômico e Estratégia Empresarial