Evento discute condições da saúde mental de alunos e professores nas escolas
Começa nesta quarta-feira (6/11), na Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) o “Congresso Nacional de Educação e Saúde: A produção do adoecimento e da saúde nas escolas”, que prossegue até sexta-feira (8/11). Ainda dá tempo de se inscrever para participação, presencial ou virtual, até o final desta data. As taxas de inscrição variam de R$32 para estudantes, até R$64 para professores de pós-graduação e podem ser feitas pelo site do evento.
O evento é organizado pelo Departamento de Filosofia, juntamente com o Núcleo de Pesquisa sobre a Saúde dos Estudantes (NuPeSe); o Programa de Pós- Graduação Stricto Sensu em Cuidado Primário em Saúde e o Programa Biotemas na Educação Básica, do Departamento de Estágio e Práticas Escolares, todos da Unimontes.
O programa Biotemas, de apoio às escolas de ensino fundamental e médio, completa 20 anos de funcionamento ininterrupto. A comemoração será, também, uma forma de apoio ao setor educacional. A coordenadora do Programa, professora Ellen Parrela, destaca que “o Congresso Nacional de Educação e Saúde se propõe a colocar em discussão a importante questão da saúde mental nas escolas. Queremos discutir sobre as práticas cotidianas que estimulam relações mais alegres e potentes, sob o ponto de vista do uso de nossa capacidade criativa, ou que, ao contrário, nos fazem menos autônomos, mais dependentes da autoridade externa, mais burocratizados, e, nesse sentido, menos saudáveis. Acreditamos que a escola pode avançar no sentido de se colocar os problemas que fazem sentido para a comunidade escolar e assim experimentar a sua própria potência de criação de uma nova realidade”
Programação do evento
A abertura será às 20h, no auditório do CCBS, com a palestra “A grande saúde como potência criativa”, ministrada pelo pensador e filósofo, Luiz Fuganti, autor do livro Saúde, Desejo e Pensamento. Ele é o idealizador da Escola Nômade de Filosofia, organização sem fins lucrativos que promove ações focadas no pensamento afirmativo.
Na quinta-feira (7) haverá apresentação de trabalhos científicos e mesas redondas durante a manhã e tarde. À noite, a partir das 19h, serão apresentados os resultados das pesquisas “Saúde Mental dos professores: para além das estatísticas” e “Saúde mental dos escolares e adolescentes”, resultado do trabalho relalizado pelo NuPeSe/Unimontes.
A partir das 20h, a professora Ivanete da Rosa de Oliveira, da Universidade Fundação Oswaldo Aranha (UniFOA), situada em Volta Redonda, fala sobre “Saúde e diversidade: Ressignificando práticas de docentes e discentes na escola”.
No último dia, às 18h, serão apresentadas as palestras “Normatividade e criatividade: contribuições filosóficas e psicanalíticas para a saúde mental de estudantes e profissionais da Educação” e “O tempo-espaço do auto-cuidado na agenda de quem cuida: gestores, pais e professores, vocês estão bem?”. Para encerrar o Congresso, o professor André Martins, do Programa de Pós Graduação em Filosofia, membro do Núcleo de Bioética e Ética Aplicada da Universidade Federal do Rio de Janeiro, fala sobre as “Contribuições de Spinoza, Nietzsche, Winnicott e Canguilhem para a saúde mental nas escolas”.
Confira a programação completa
06/11
8h – Credenciamento
10h – Mesa Redonda: “Subjetividade e saúde mental em instituições de ensino: desafios e possibilidades”
20h – “A grande saúde como potência criativa” Luiz Fuganti (Escola Nômade)
07/11
8h – Apresentação de trabalhos
14h – Mesas Redondas
18h – “Saúde mental dos professores: para além das estatísticas”
“Saúde mental dos escolares adolescentes: uma visada sobre os resultados das pesquisas do NuPese – Núcleo de Pesquisa em Saúde dos Estudantes/UNIMONTES” Oficina Mapear-Ser-Parceria INPE/UNIMONTES
20h – “Saúde e diversidade: Ressignificando práticas de docentes e discentes na escola” Ivanete da Rosa Silva de Oliveira (UNIFOA)
08/11
8h – Apresentação de trabalhos
14h – Mesas Redondas
18h – “Normatividade e criatividade: contribuições filosóficas e psicanalíticas para a saúde mental de estudantes e profissionais da Educação”
“O tempo-espaço do auto-cuidado na agenda de quem cuida: gestores, pais e professores, vocês estão bem?”
20h – “Contribuições de Spinoza, Nietzsche, Winnicott e Canguilhem para a saúde mental nas escolas” André Martins (UFRJ)