“Quem estuda precisa ter compromisso social com a comunidade ao seu redor”, diz reitor

A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) promoveu nesta quarta-feira (11/11), as colações de grau antecipadas de dois acadêmicos do curso de Ciências Biológicas – Licenciatura: Marcos Antunes Pereira e Sandro Morais dos Santos. Realizada no Gabinete da Reitoria, a cerimônia seguiu decreto federal, que possibilita a antecipação da outorga de grau de concluintes de graduações da área de saúde diante da pandemia do Novo Coronavírus (Covid-19).

Servidora Cândida Pimenta, vice-reitora Ilva Ruas, acadêmico Sandro Morais, reitor Antonio Alvimar, acadêmico Marcos Antunes Pereira e o secretário-geral André Chamone (foto: Ascom)

Os dois acadêmicos tiveram a necessidade de antecipação da colação de grau diante da aprovação em cursos da área da saúde em outras instituições. Sandro Morais ingressará no Mestrado em Produção Animal, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e Marcos Antunes conseguiu êxito em processo seletivo para ingressar no curso de Farmácia da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri /UFVJM – Campus Diamantina.

A cerimônia foi presidida pelo reitor, professor Antonio Alvimar Souza, juntamente com a vice-reitora, professora Ilva Ruas Abreu, com a participação da servidora Maria Cândida Pimenta Gonçalves, representante do Conselho Universitário (Consu). A ata foi lida pelo secretário geral da Unimontes, André Vinicius Chamone Cangussu.

“ESFORÇO”

Ao cumprimentar os dois graduandos, o professor Antonio Alvimar ressaltou que eles representam o esforço do corpo discente da Unimontes, que soma aproximadamente 11,8 mil alunos. Ele também ressaltou a importância das instituições superiores na difusão do conhecimento, lembrando que a primeira universidade do mundo foi criada no Hemisfério Oriental, fundada por uma mulher, há cerca de 2.800 anos.

O reitor lembrou que , “infelizmente, no Brasil, o ingresso em uma universidade ainda é um privilégio, pois de cada de 100 indivíduos, somente 12 chegam ao ensino superior. Além disso, de cada 100 jovens, 25 não trabalham e não estudam, com grande parte da população sem nenhuma perspectiva de melhoria de vida.

“Se estudar ainda é um privilégio, então, quem estuda precisa ter um compromisso social e político com a sociedade. Temos que compreender que o conhecimento que recebemos não é apenas nosso. É um conhecimento para a gente contribuir com a sociedade”, pontuou Alvimar.

Na mesma linha, a vice-reitora Ilva Ruas cumprimentou os dois acadêmicos e enalteceu a importância da partilha do conhecimento. “Espero que vocês possam aproveitar ao máximo a nova etapa em suas vidas e transmitam conhecimentos para outras pessoas”, afirmou a vice-reitora.

O novo diplomado em Ciências Biológicas Marcos Antunes Pereira, 22 anos, lembrou que ele é primeiro de sua família a concluir superior numa universidade pública. “Consegui com muito esforço e mérito”, disse Marcos Antunes, pertence uma família do pequeno município de Claro dos Poções, de 7,5 mil habitantes.

Durante o curso de graduação, todos os dias se deslocava numa distância de 86 quilômetros entre aquela cidade e Montes Claros para frequentar as aulas no campus-sede da Unimontes, no período noturno.

Natural de São João da Ponte, Sandro Morais, 31, também destacou o seu orgulho de ter estudado numa universidade pública. “Agradeço a Unimontes por tudo que aprendi e quero repassar os conhecimentos para outras pessoas, de alguma forma’, declarou o novo graduado em Biologia.

A Unimontes vai beneficiar 40 acadêmicos com o auxílio de inclusão digital
Professora Ester Sabino proferiu aula magna do PPGCS/Unimontes
Unimontes realiza primeira banca de mestrado em um Quilombo/Terreiro
Unimontes realiza IV Encontro Norte Mineiro de Serviço Social em Montes Claros