A Unimontes possui diversas clínicas odontológicas que garantem cerca de mil atendimentos gratuitos à população por mês. O serviço é ofertado pela Faculdade de Odontologia e pelo Núcleo de Saúde Bucal do Hospital Universitário nos casos cirúrgicos mais complexos.

São diversos tipos de atendimento desde ambulatoriais, avaliações odontológicas, biópsias, radiografias, diagnósticos clínicos e histopatológicos, tratamentos de canal, extrações dentárias, limpeza e instrução sobre higiene bucal, confecção de próteses dentárias, atendimento a pacientes com problemas na articulação temporomandibular, cuidados odontológicos para pacientes com condições especiais como HIV e problemas neurológicos, reabilitação oral e tratamentos para restaurar a função e estética dental.

De acordo com Sabina Pena Borges Pêgo, Coordenadora Didático Pedagógica do Curso de Odontologia, os serviços são prestados por alunos sob supervisão de professores, garantindo um atendimento de qualidade. “Os alunos, ao longo de sua formação, realizam procedimentos em diversas especialidades, sempre com orientação, o que garante um padrão elevado de atendimento”, destaca.

A Unimontes promove a Residência Multiprofissional em Saúde da Família, que proporciona aos graduados uma especialização remunerada. “A estrutura curricular do curso está em constante evolução, incorporando metodologias ativas e integração entre disciplinas, com o objetivo de preparar os alunos de maneira holística,” enfatiza.

O serviço tem se mostrado essencial, especialmente para quem não tem recursos para pagar um tratamento particular. Segundo Sabina,  a demanda é grande, com cerca de mil atendimentos por mês, mas a distância até a universidade pode ser um obstáculo para muitos pacientes que acabam não dando continuidade ao tratamento por dificuldade de custear o transporte.

“Observamos que muitas pessoas que buscam nossos serviços enfrentam dificuldades financeiras para o deslocamento. Isso pode acarretar falta aos atendimentos e, consequentemente, prejuízos para saúde bucal”, explica a coordenadora.

Expansão

A Coordenadora Pedagógica diz que há planos de expansão do curso de Odontologia em Montes Claros que incluem a criação de novas clínicas e especialidades. “Estamos mudando nosso projeto pedagógico para incluir disciplinas optativas como Direito em odontologia e Marketing, preparando nossos alunos para um mercado em constante transformação”, finaliza Sabina.

Serviço:

O quê: atendimento odontológico em várias especialidades

Onde: Faculdade de Odontologia da Unimontes (prédio 5 – CCBS) e Hospital Universitário da Unimontes

Como: Agendar pelos telefones: (38) 3229- 8295; (38) 3229-8445

Horário: 8:00 às 18:00

Unimontes participa de Fórum da Secretaria Estadual de Cultura sobre Gestão de Documentos
Curso de Serviço Social da Unimontes recebe nota máxima pela Secretaria de Educação
Últimos dias para visitar exposição temporária de outubro no Museu Regional do Norte de Minas
Conselho Universitário
Consu realiza reunião ordinária e homologa resultado de eleiçao de novos conselheiros
Unicopa começa nesta quinta-feira com a participação de 11 atléticas da Unimontes
Centro “Mais Vida”/Crasi do HUCF promoverá evento “Tarde Rosa” dedicado aos cuidados com a saúde da mulher