A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), por meio da Residência Multiprofissional em Saúde da Família, promoveu, nesta sexta-feira (21/03), uma oficina de capacitação para preceptores. O evento ocorreu no auditório do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), que fica no prédio seis do campus-sede, reunindo cerca de 50 profissionais de diversos municípios que sediam programas de residência.

Foto: Ascom/Unimontes

A capacitação teve como objetivo aprimorar as estratégias metodológicas utilizadas no ensino e aprendizagem dos residentes, preparando os preceptores para atuar com excelência na formação desses profissionais. Estiveram presentes enfermeiros, dentistas, psicólogos, farmacêuticos e demais categorias, que desempenham um papel fundamental na orientação dos residentes ao longo dos dois anos de formação.

A oficina contou com exposições dialogadas, simulações e oficinas práticas conduzidas por tutores e professores da Unimontes.

Atualmente, a Residência Multiprofissional em Saúde da Família está presente em Montes Claros, Pirapora, Taiobeiras, Buritizeiro e Lassance. Em 2025, o programa foi ampliado para atender também os municípios de Várzea da Palma, Janaúba, Nova Porteirinha, Mirabela, Brasília de Minas e Coração de Jesus, fortalecendo o Sistema Único de Saúde (SUS) na região.

Coordenada pelas professoras Andra Dionízio, do Departamento de Enfermagem, e a professora Aline Figueiredo, vinculada ao Departamento de Odontologia, e realizada em parceria com os Ministérios da Saúde e da Educação, a Residência Multiprofissional em Saúde da Família tem crescido significativamente, garantindo a qualificação dos profissionais de saúde e promovendo a melhoria da assistência nos municípios envolvidos.

A programação do evento foi estruturada para proporcionar uma formação completa e dinâmica aos preceptores, abordando temas fundamentais para a prática docente-assistencial nos programas de residência.

A professora Aline Figueiredo destacou a relevância da iniciativa. “Esse é um momento de grande importância para a Unimontes, pois estamos ampliando nossa atuação em todo o norte de Minas, formando profissionais qualificados para fortalecer o SUS e integrar ensino e serviço de forma eficaz.”

Programação

Manhã

•          08h00 – Acolhida e café da manhã

•          08h30 – Resgate histórico e linha do tempo (Andra Dionízio)

•          08h45 – Caracterização e competências da formação, funções docentes assistenciais e papel do preceptor (Aline Figueiredo)

•          09h30 – Simulação do componente da semana padrão: Seminário (Mayara Karoline Lacerda)

•          10h00 – Oficina pedagógica: Trabalho compartilhado e interprofissional (Matheus Mendes)

•          10h30 – Acompanhamento de habilidades e competências: PDCP e Peer Review (Djiany Baleeiro e Maisson Santhiago Soares)

•          11h15 – Avaliação formativa e somativa com simulação de avaliação conjunta e feedback (Renata)

•          12h30 – Intervalo para almoço

Tarde

•          14h00 – Matriciamento na residência (Anne Raíssa Brante e Eveline Andries)

•          14h30 – Controle de frequências, faltas e férias (Cláudia Danyella Leão)

•          15h00 – Acompanhamento de habilidades e competências: Portfólio (Carla Patrícia Cardoso)

•          15h30 – Reflexões sobre os desafios da preceptoria e discussão de casos desafiadores (Sara Antunes e Ávylla Soares Souza)

•          16h30 – Encerramento

Relacionadas

Representantes da Unimontes serão homenageados com a Medalha da Inconfidência – cerimônia acontecerá em Ouro Preto
Hospital Universitário recebe secretário e procurador do município para debater melhorias nos serviços de saúde
Representantes da ETS do CEPT/Unimontes participam de oficina nacional para formação de tutores do SUS
Curso de Medicina da Unimontes é o melhor de Minas Gerais, aponta o Enade/2023
Unimontes tem 55 acadêmicos beneficiados pelo Pé de Meia Licenciaturas – Segunda chamada já está aberta
Editora Unimontes lança livro sobre humor e violência da ditadura militar, a partir de contos e crônicas de Veríssimo