A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) iniciou uma campanha de conscientização da comunidade acadêmica, que visa o combate ao desperdício de água no campus-sede e nas demais unidades da instituição. A ação é desenvolvida dentro da meta estabelecida pelo Governo do Estado de reduzir o consumo em 30% em todos os prédios e repartições públicas estaduais, amenizando os efeitos da escassez hídrica por conta da falta de chuvas.

A campanha é denominada “Pingo de Consciência” – Diga não ao Desperdício de Água. O diretor de Gestão de Campi da Unimontes, Humberto Velloso Reis, destaca que o objetivo do trabalho é envolver os professores, alunos e servidores técnico-administrativos chamando atenção para a necessidade da economia de água e do combate ao desperdício.

“A nossa intenção é conscientizar a comunidade acadêmica para que faça o uso adequado da água, gastando somente o necessário”, afirma Humberto Velloso Reis. Ele explica que a universidade também realiza um trabalho preventivo contra o desperdício, com o monitoramento constante de suas instalações hidráulicas, a fim de eliminar os vazamentos.

A comunidade acadêmica é sensibilizada por meio de cartazes, outdoor e distribuição de panfletos nos prédios do campus-sede. A campanha “Pingo de Consciência – Diga não ao Desperdício de Água” – também é divulgada na Rádio Unimontes FM 101,1.

SERVIÇO
Campanha Pingo de Consciência – Diga não ao Desperdício de Água

Ao usar o vaso sanitário

  • Não aperte a descarga mais tempo do que o necessário. Cada acionamento de seis segundos gasta de 10 litros a 14 litros. Não jogue papel no vaso, será preciso mais uma descarga para o lixo ir embora.

Ao lavar a louça

  • Durante 15 minutos com torneira aberta, o consumo é de 117 litros. Passe o detergente em toda a louça com a torneira fechada e enxague toda a louça depois. O consumo cairá para 20 litros

Ao lavar frutas e verduras

  • Não lave embaixo da torneira. Prefira uma bacia e use uma escova vegetal para remover as sujeiras

Ao fechar a torneira

  • Ao fechar a torneira, certifique-se de que ela não ficou gotejando. Ao longo de um ano, esse “pinga-pinga” – de apenas “algumas gotinhas” – desperdiça, pelo menos, 16 mil litros de água. Outra opção para as torneiras é a “peneirinha”.

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia