Para atender aos anseios da comunidade acadêmica por uma conexão mais veloz, com a disponibilização de mais recursos de tecnologia, de acesso à multimídia e outras inovações, a Universidade Estadual de Montes Claros por meio da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI Unimontes) investe na implantação de um novo link de internet – cinco vezes mais rápido.

O reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago junto do vice-reitor, professor Dalton Caldeira Rocha acompanharam as instalações no campus-sede. “Nesta semana, tivemos a oportunidade de vivenciar a fase final da implantação que vai beneficiar diretamente todo o campus-sede, os demais campi e unidades e o Hospital Universitário Clemente de Faria, com a aquisição de novos equipamentos, por meio de investimentos de mais de um milhão de reais, viabilizados pelo Governo de Minas, ao qual agradecemos”, assegurou o reitor.

Todos os equipamentos e antenas de wi-fi estão sendo substituídos por novos aparelhos, mais modernos e eficientes, ampliando em até 5 vezes a capacidade de utilização e cobertura de sinal. As melhorias prevêem também mais segurança na autenticação e, consequentemente, a liberação de acessos e recursos, conforme as demandas e as necessidades da comunidade acadêmica.

O diretor da DTI Unimontes, Eduardo Diniz Amaral, falou sobre o processo do novo link que vai possibilitar a liberação de novos acessos e recursos para toda a comunidade acadêmica, docentes, discentes e servidores técnico – administrativos.

“O benefício colhido, será um link de alta velocidade e disponibilidade, que, em 2024, vai melhorar a Rede Wi-Fi, uma vez que os professores em sala de aula vão terão   novos recursos para o acesso a programas específicos para a educação digital”, completa o diretor da DTI Unimontes.

Para 2024, também serão criados perfis dinâmicos e específicos para garantir mais velocidade entre os setores da Universidade, os quais necessitam de um maior pacote de dados para realização das tarefas administrativas, democratizando o acesso às novas tecnologias, tais como o uso da inteligência artificial.

Os acadêmicos terão uma nova rede Wi-Fi com mais pontos de acesso e maior velocidade para suas pesquisas e atividades acadêmicas. Também serão instalados novos projetores multimídia para os Campi.

A previsão é de que o novo sinal já esteja disponível para acesso no início do mês de março deste ano.

Unimontes promove acolhida dos “calouros” com 60 anos ou mais
Reitor da Unimontes recebe visita de cortesia do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Tadeu Martins Leite
Unimontes realiza acolhida aos “calouros” aprovados no vestibular para pessoas com 60 anos ou +
Montes Claros e o Norte de Minas terão reforço na saúde pública com novas contratações no Hospital Universitário da Unimontes