Na última sexta-feira (01/09), a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) realizou, na sede da Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI), do Estado do Amazonas, acordo de cooperação e parceria técnica entre a instituição amazonense e o Centro de Referência em Atenção à Saúde do Idoso (CRASI), setor do Hospital Universitário da Unimontes (HU – Unimontes).

O reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago, foi representado pela Pró-reitora de Pesquisa, professora Maria das Dores Magalhães Veloso, na lavra do termo de parceria com o reitor da FUnATI, professor Euler Ribeiro.

O reitor da FUnATI Euler Ribeiro e a Pró-reitora de Pesquisa da Unimontes Maria das Dores Magalhães Veloso, no ato de assinatura do termo de parceria entre a FUnATI e a Unimontes.
Foto: ASCOM – FUnATI

O CRASI do HU-Unimontes é referência nacional em saúde de idosos frágeis, atuando, há quase duas décadas, com práticas assistenciais em geriatria, gerontologia, fisioterapia, odontologia, assistência social, entre outras áreas que abarcam os cuidados com o público da terceira idade.

A FUnATI é uma Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade, que atua nos eixos do ensino, pesquisa, extensão e atenção à saúde da pessoa idosa, destinada ao público idoso robusto (aquele que, mesmo com o avanço da idade, é capaz de realizar as variadas tarefas que ainda lhes são exigidas). Desta forma, a parceria tem seu eixo fundamental no reparte de conhecimentos técnicos e trocas de experiências entre as instituições mineira e amazonense.

Alunos da FUnATI realizam aula de dança, na fachada principal da instituição.
Foto: ASCOM – FUnATI

“Essa parceria vai possibilitar a troca de experiências entre os profissionais da FUnATI e os profissionais do CRASI, que é uma instituição que possui referência nacional junto ao tratamento da pessoa idosa”, estabeleceu o reitor amazonense Euler Ribeiro.

“O que realizamos representa a magnitude que as duas instituições possuem no trato aos idosos. Com o termo assinado, estabelecemos uma força de nível nacional no que toca a educação e a saúde aos idosos. Teremos muito a aprender e ensinar conjuntamente”, finalizou a pró-reitora da Unimontes.

Do início à parceria

Entre os dias 17/04/23 e 19/04/23, a Pró-reitora de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa da FUnATI, Vanusa Nascimento, esteve no CRASI do HU-Unimontes para uma visita técnica ao hospital e ao campus-sede da universidade, com o objetivo conhecer os trabalhos realizados pela equipe hospitalar no trato aos idosos e a estrutura da Unimontes.

A Pró-reitora amazonense, Vanusa Nascimento, recebida por equipe do CRASI, em 17/04/23.
Foto: João Paulo Antonini

No dia 18/04, em reunião com a Pró-reitora de Ensino da Unimontes, professora Ivana Ferrante Rebello e Almeida, a Pró-reitora da FUnATI, juntamente ao coordenador do CRASI Ely Carlos Pereira de Jesus e a professora do Departamento de Medicina da Unimontes, Luciana Colares, demonstrou interesse para o estabelecimento de um termo de cooperação e parceria com a Unimontes. Desde então, as conversas foram intensificadas para orientações gerais e estruturação burocrática entre o centro de referência do Amazonas e o do HU-Unimontes.

Gratidão e trabalho

O coordenador do CRASI Ely Carlos Pereira de Jesus e a professora Luciana Colares realizam trabalho conjunto e efetivo no centro de referência do HU-Unimontes, sendo responsáveis pelos direcionamentos atribuídos pelo setor e a organização das atividades.

“Esse termo assinado é uma vitória. É a concretização de uma ideia que surgiu através da união de mentes e de propósitos em comum. Estamos satisfeitos e empolgados para iniciarmos um trabalho que, com toda certeza, será inovador e pioneiro não apenas em Minas e no Amazonas, mas no Brasil”, afirmou a professora Luciana Colares.

“O CRASI já era uma referência técnica nacional em cuidado aos idosos, agora, com a FUnATI, seremos ainda maiores. Essa parceria foi apenas a primeira, pois vamos buscar futuros parceiros e estabelecer novos acordos, pois evidenciamos a criação de um centro de ensino especializado às pessoas da terceira idade, vinculado ao CRASI, capaz de oferecer tanto a parte assistencial quanto a parte educativo-pedagógica”, concluiu o coordenador do CRASI.

Relacionadas

Unimontes capacita servidores para atuação como fiscais de contratos administrativos
“Se precisar, peça ajuda!” – Hospital da Unimontes adere ao Setembro Amarelo 2025 com evento no dia 23
Fapemig lança Chamada exclusiva para Unimontes e recursos de R$ 6,3 mi. Submissões de propostas até 08 de outubro
Setembro Amarelo na Unimontes traz palestra sobre saúde mental no cotidiano acadêmico
Inflação de Montes Claros registra queda, mas coordenadora geral do IPC Moc alerta para possíveis efeitos do tarifaço dos EUA
Unimontes sedia Fórum Técnico Minas sem Miséria