Na última sexta-feira (01/09), a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) realizou, na sede da Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI), do Estado do Amazonas, acordo de cooperação e parceria técnica entre a instituição amazonense e o Centro de Referência em Atenção à Saúde do Idoso (CRASI), setor do Hospital Universitário da Unimontes (HU – Unimontes).

O reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago, foi representado pela Pró-reitora de Pesquisa, professora Maria das Dores Magalhães Veloso, na lavra do termo de parceria com o reitor da FUnATI, professor Euler Ribeiro.

O reitor da FUnATI Euler Ribeiro e a Pró-reitora de Pesquisa da Unimontes Maria das Dores Magalhães Veloso, no ato de assinatura do termo de parceria entre a FUnATI e a Unimontes.
Foto: ASCOM – FUnATI

O CRASI do HU-Unimontes é referência nacional em saúde de idosos frágeis, atuando, há quase duas décadas, com práticas assistenciais em geriatria, gerontologia, fisioterapia, odontologia, assistência social, entre outras áreas que abarcam os cuidados com o público da terceira idade.

A FUnATI é uma Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade, que atua nos eixos do ensino, pesquisa, extensão e atenção à saúde da pessoa idosa, destinada ao público idoso robusto (aquele que, mesmo com o avanço da idade, é capaz de realizar as variadas tarefas que ainda lhes são exigidas). Desta forma, a parceria tem seu eixo fundamental no reparte de conhecimentos técnicos e trocas de experiências entre as instituições mineira e amazonense.

Alunos da FUnATI realizam aula de dança, na fachada principal da instituição.
Foto: ASCOM – FUnATI

“Essa parceria vai possibilitar a troca de experiências entre os profissionais da FUnATI e os profissionais do CRASI, que é uma instituição que possui referência nacional junto ao tratamento da pessoa idosa”, estabeleceu o reitor amazonense Euler Ribeiro.

“O que realizamos representa a magnitude que as duas instituições possuem no trato aos idosos. Com o termo assinado, estabelecemos uma força de nível nacional no que toca a educação e a saúde aos idosos. Teremos muito a aprender e ensinar conjuntamente”, finalizou a pró-reitora da Unimontes.

Do início à parceria

Entre os dias 17/04/23 e 19/04/23, a Pró-reitora de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa da FUnATI, Vanusa Nascimento, esteve no CRASI do HU-Unimontes para uma visita técnica ao hospital e ao campus-sede da universidade, com o objetivo conhecer os trabalhos realizados pela equipe hospitalar no trato aos idosos e a estrutura da Unimontes.

A Pró-reitora amazonense, Vanusa Nascimento, recebida por equipe do CRASI, em 17/04/23.
Foto: João Paulo Antonini

No dia 18/04, em reunião com a Pró-reitora de Ensino da Unimontes, professora Ivana Ferrante Rebello e Almeida, a Pró-reitora da FUnATI, juntamente ao coordenador do CRASI Ely Carlos Pereira de Jesus e a professora do Departamento de Medicina da Unimontes, Luciana Colares, demonstrou interesse para o estabelecimento de um termo de cooperação e parceria com a Unimontes. Desde então, as conversas foram intensificadas para orientações gerais e estruturação burocrática entre o centro de referência do Amazonas e o do HU-Unimontes.

Gratidão e trabalho

O coordenador do CRASI Ely Carlos Pereira de Jesus e a professora Luciana Colares realizam trabalho conjunto e efetivo no centro de referência do HU-Unimontes, sendo responsáveis pelos direcionamentos atribuídos pelo setor e a organização das atividades.

“Esse termo assinado é uma vitória. É a concretização de uma ideia que surgiu através da união de mentes e de propósitos em comum. Estamos satisfeitos e empolgados para iniciarmos um trabalho que, com toda certeza, será inovador e pioneiro não apenas em Minas e no Amazonas, mas no Brasil”, afirmou a professora Luciana Colares.

“O CRASI já era uma referência técnica nacional em cuidado aos idosos, agora, com a FUnATI, seremos ainda maiores. Essa parceria foi apenas a primeira, pois vamos buscar futuros parceiros e estabelecer novos acordos, pois evidenciamos a criação de um centro de ensino especializado às pessoas da terceira idade, vinculado ao CRASI, capaz de oferecer tanto a parte assistencial quanto a parte educativo-pedagógica”, concluiu o coordenador do CRASI.

Relacionadas

Veja o que funciona na Unimontes durante o recesso
CIBio da Unimontes intensifica inspeções em laboratórios de pesquisa
S.A.J. Itinerante da Unimontes beneficia mais de 7 mil pessoas em 2024
III Feira do Livro Lido: Unimontes reforça a educação e inclusão social em Januária
Divina Providência realiza formatura de nova turma do Programa Descubra
Unimontes realiza cerimônia de colação de grau