A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) recebeu, na manhã desta segunda-feira (25), os 39 novos acadêmicos aprovados no 2º Processo Seletivo 60+, destinado a pessoas com 60 anos ou mais. A solenidade de acolhimento dos novos alunos, realizada no auditório do Centro de Ciências Humanas (CCH), prédio 2 do campus-sede, foi marcada pela emoção, alegria e integração.
A cerimônia foi presidida pelo reitor, professor Wagner de Paulo Santiago, e contou com as presenças do vice-reitor, professor Dalton Caldeira Rocha, da presidente da Coordenação Técnica de Processos Seletivos (Coteps), professora Jussara Maria de Carvalho Guimarães, de pró-reitores, professores, servidores, alunos e dos veteranos 60+, que deram as boas-vindas aos calouros em um clima de entrosamento e descontração.
Na oportunidade, o professor Wagner de Paulo Santiago destacou que a universidade é espaço de diversidade e de troca entre gerações. “Queremos somar a experiência de vida de vocês à energia e criatividade dos jovens. Essa convivência dentro da sala de aula e da comunidade acadêmica vai gerar resultados transformadores”, ressaltou.
Durante a programação, além da apresentação musical de clássicos do rock das décadas de 70 e 80, promovida pela Coordenadoria de Extensão Cultural, foram apresentados projetos de extensão e outras iniciativas da universidade, reforçando o convite para que os novos estudantes participem ativamente da vida acadêmica, dentro e fora da sala de aula.
Com calouros distribuídos em 15 cursos de graduação, a iniciativa reafirma o pioneirismo da Unimontes na valorização da pessoa idosa, promovendo inclusão e fortalecendo o princípio da educação ao longo da vida.
Fotos: Neto Macedo/Ascom












