A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), por meio do curso de Educação Física, realizou no sábado (02/12) a ação “Idosos em Foco”. O evento aconteceu no Centro Esportivo Universitário (quadras 1 e 2), no campus-sede. 

A ação contou com a participação de 100 idosos. Foram promovidas palestras educativas sobre envelhecimento saudável, aulas de forró adaptadas às necessidades dos participantes, aferição da pressão arterial para monitoramento da saúde cardiovascular, vacinação, sessões de massagem relaxante, café da manhã e sorteio de brindes.

A solenidade de abertura contou com as presenças do pró-reitor de Extensão, professor Rogério Othon Teixeira Alves; do chefe do Departamento de Educação Física da Unimontes, professor Paulo Eduardo Gomes de Barros; e do vereador Daniel Dias. Participaram ainda a professora Gabrielle Villela Alcantara (especialista em prática clínica ambulatorial, na área de Nutrição Esportiva, e outros patologias neurológicas e psiquiátricas), a professora Claudiana Donato Bauman (coordenadora do Projeto de Extensão Vida Unimontes, de assistência a pacientes que adquiriram e superaram o câncer de mama), juntamente com outros docentes, servidores técnico administrativos, acadêmicos e convidados.

A iniciativa foi dos acadêmicos do 5° período do curso de Educação Física, sob a orientação do professor Wellington Danilo Soares, o evento foi uma atividade de ensino e extensão que proporcionou aos acadêmicos a oportunidade de colocar em prática conhecimentos interdisciplinares do curso de Educação Física Bacharelado. 

“A disciplina Administração, Organização e Marketing de Eventos, ministrada para o 5° período, proporciona esses momentos fundamentais na formação científica, técnica, cultural e social do acadêmico”, ressalta o pró-reitor de Extensão da Unimontes, professor Rogério Othon Teixeira Alves.

O vereador Daniel Dias, que também atua na área educacional, destacou a importância da ação para a comunidade. “Idosos em Foco” foi uma iniciativa muito importante e mostra o cuidado com a saúde em sua parte integral. A Universidade sai na frente ao acolher toda a comunidade montes-clarense para prática de atividades além da extensão, em especial os idosos.” 

Uma das participantes, a aposentada Ana Célia Fagundes, de 68 anos, elogiou o encontro.  “Gostei muito de participar, fiz novas amizades e aprendi muitas dicas para cuidar melhor da minha saúde, além de dançar forró. Adorei. Espero que tenha mais eventos como esses”.

Relacionadas

Montes Claros e o Norte de Minas terão reforço na saúde pública com novas contratações no Hospital Universitário da Unimontes
Aprovados no Processo Seletivo Vagas Remanescentes – Modalidade Pessoas Idosas 60 anos ou mais deverão fazer matrículas no período de 24 a 26 de julho/2024
Unimontes e ABA lançam livro sobre desmonte ambiental e violação de direitos
Município de Olhos D’Água recebe as ações do Projeto Unimontes Solidária
Capes/MEC aprova três novos cursos de doutorado e mais um mestrado da Unimontes.
Lançada Campanha de Financiamento Coletivo para Produção do Documentário sobre Zé Côco do Riachão