FEPEG acontece dentro do I Congresso Internacional de Educação e Inovação

Tendo na Educação Digital um tema atual e que marca uma mudança na prática do ensino e da pesquisa, a Universidade Estadual de Montes Claros realizou na tarde desta terça-feira (24/10), a abertura oficial do 17º Fórum de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão (FEPEG) que este ano, acontece dentro do I Congresso Internacional de Educação e Inovação – “educação digital: transformando pessoas e lugares”, presidida pelo reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago, na quadra 1 do campus-sede.

O reitor destacou a importância do Fórum na história da Unimontes. “É com muita honra que falo sobre a 17ª edição do FEPEG que agora faz parte do Congresso Internacional da Universidade. Acompanhei desde as primeiras edições e quero agradecer a todos que participaram e não mediram esforços para que ele se tornasse um sucesso nesses 17 anos”, destacou o reitor Wagner de Paulo Santiago.

Após a abertura do Fórum, foi realizada uma Mesa-Redonda do FEPEG – A Certificação de Saberes e Competências Profissionais com o professor convidado da Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Paulo Roberto Wollinger e as professoras e moderadoras: Ana Monique Gomes Brito do Centro de Educação Profissional e Tecnológica – (CEPT- Unimontes), e a assessora da Reitoria, Jussara Maria de Carvalho Guimarães.

O professor Paulo Wollinger elogiou Montes Claros e sua culinária. “Não conhecia o Norte de Minas. Conhecia Belo Horizonte um pouco o sul de Minas, mas estou surpreso com Montes Claros, uma cidade bonita, agradável, um clima gostoso, pra quem vem do frio do sul.”

O professor falou que é eletricista por essência e que hoje, trabalha com a formação de professores para a educação profissional e falou sobre algumas questões da educação profissional no Âmbito da educação geral, principalmente a certificação de competências profissionais. Ele ressaltou ainda que “Minas Gerais é o primeiro estado que aprovou uma regulamentação do Conselho de Trabalho da Educação (CTE) sobre a certificação de competências profissionais, o que é um exemplo orgulhoso para o Brasil”.

O evento é direcionado aos alunos de graduação, pós-graduação, professores, pesquisadores e comunidade acadêmica em geral da Unimontes e das demais instituições de ensino superior.
O 17º Fórum de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão (FEPEG) acontece no período de 24 a 27 de outubro, de forma hibrida em Montes Claros e nos demais campi da Universidade.

A promoção do I Congresso Internacional da Unimontes conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), da Receita Federal, da Companhia do Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), da Prefeitura de Monte Claros e de outros parceiros como comunidades tradicionais, com a realização de uma feira da economia popular solidária e visitas guiadas para estudantes das escolas fundamentais do município.

Programação completa: no site oficial do evento: www.congresso.unimontes.br.

Unimontes e IFNMG mostram suas ações e avanços no ensino, pesquisa e extensão em estande compartilhado na 50ª Expomontes
Unimontes divulga edital do vestibular próprio do ano de 2025
Unimontes e SAGATECH Brasil assinam acordo de parceria para desenvolvimento da inovação e tecnologia
Unimontes sedia Seminário Legislativo Estatuto da Igualdade Racial