Palestra sobre a obra de Guimarães Rosa foi o tema da noite

Foi aberta, na noite de segunda-feira (03/06), a “Semana da Matemática e da Física- 2024″, inciativa do Departamento de Ciências Exatas da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). A solenidade de abertura oficial aconteceu no auditório do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CCET), prédio 3 do campus-sede.  O evento prossegue até sexta-feira (7/06), no formato híbrido, no campus-sede no campus de São Francisco, promovendo a troca de experiências e de conhecimentos.

A palestra de abertura foi proferida pela pró-reitora de Ensino da Unimontes, professora Ivana Ferrante Rebello, que abordou o tema “Um sertão dentro da gente: identidade, presença e ética na educação”, enfocando a obra do escritor Guimarães Rosa. As atividades foram apresentadas pela coordenadora do curso de Matemática, professora Juliana Guimarães Cançado, juntamente com o chefe de Departamento de Ciências Exatas, professor José Higino Dias Filho; e o coordenador do curso de Física, professor Luiz Pedro Vieira Gomes.

O diretor do CCET Unimontes, professor José Augusto dos Santos Neto encaminhou mensagem em vídeo, na qual agradeceu a participação do e destacou o objetivo do evento. Ele destacou que “o objetivo da “Semana da Matemática e da Física- 2024″ é promover palestras, minicursos, oficinas, entre outras atividades, aos corpos docente e discente dos cursos de Matemática e de Física e demais interessados.

PALESTRA

Ao proferir a palestra “Um sertão dentro da gente: identidade, presença e ética na educação”, a pró-reitora de Ensino, professora Ivana Ferrante Rebello ressaltou a importância da iniciativa para a aprendizagem e a capacidade de transformação do ser humano pelo conhecimento. “Aproveitem bem essa semana, aproveitem o conhecimento adquirido, coloquem suas ideias, aprendam. Esse é o espaço de aprendizado constante. Sou professora de Português e de Literatura e, com muita coragem, como dizia Guimarães Rosa, utilizei da matemática para produzir textos e poemas. Não somos seres de um lado só. Todos nós somos seres múltiplos, com capacidade de acumular conhecimento e experiências diversas e linguagens diferenciadas”, afirmou.

A professora Ivana Rebello explicou a estrutura de um trabalho acadêmico, na qual utilizou a física para construir sua narrativa. “Minha tese de doutorado foi a obra “Grande Sertão: veredas”. Eu utilizei a força da física para desenvolver o aspecto que eu queria. Todo mundo fala do sertão em movimento. E eu utilizei a força do atrito para mostrar como isso acontece dentro do livro de Guimarães Rosa. Porque o sertão é movente”, disse a pró-reitora.

A Semana da Matemática e da Física- 2024 foi organizada por um grupo de professores e acadêmicos do Departamento de Ciências Exatas da Unimontes com o apoio das coordenações dos projetos Tecnologias e Atividades Matemáticas Aplicadas às Escolas Públicas (TAMAEP), Projeto de Apoio à Matemática (PAM), Laboratório de Educação Matemática (LABEMAT), dos Centros acadêmicos do Curso de Licenciatura em Matemática (CALMA) e do Centro Acadêmico do Curso de Física (CABA) e das Coordenações Didáticas dos cursos de Matemática e do curso de Física.

Os links para participação nas palestras e minicursos online estão disponíveis na programação pelo site: www.unimontes.br/agenda.

Relacionadas

Chamada da Fapemig prevê 30 milhões para propostas de Unimontes e Uemg
CEPT Unimontes prorroga inscrições até 18 de fevereiro para cursos Pronatec
Macacos de Minas Gerais atingem estágio de evolução da pedra lascada
Unimontes divulga lista de segunda chamada do SISU
Unimontes recebe ônibus e Fiat Fiorino doados pela Receita Federal
Mulheres em Destaque na Ciência 2025 – Inscrições terminam nesta sexta-feira, dia 14