Palestra sobre a obra de Guimarães Rosa foi o tema da noite

Foi aberta, na noite de segunda-feira (03/06), a “Semana da Matemática e da Física- 2024″, inciativa do Departamento de Ciências Exatas da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). A solenidade de abertura oficial aconteceu no auditório do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CCET), prédio 3 do campus-sede.  O evento prossegue até sexta-feira (7/06), no formato híbrido, no campus-sede no campus de São Francisco, promovendo a troca de experiências e de conhecimentos.

A palestra de abertura foi proferida pela pró-reitora de Ensino da Unimontes, professora Ivana Ferrante Rebello, que abordou o tema “Um sertão dentro da gente: identidade, presença e ética na educação”, enfocando a obra do escritor Guimarães Rosa. As atividades foram apresentadas pela coordenadora do curso de Matemática, professora Juliana Guimarães Cançado, juntamente com o chefe de Departamento de Ciências Exatas, professor José Higino Dias Filho; e o coordenador do curso de Física, professor Luiz Pedro Vieira Gomes.

O diretor do CCET Unimontes, professor José Augusto dos Santos Neto encaminhou mensagem em vídeo, na qual agradeceu a participação do e destacou o objetivo do evento. Ele destacou que “o objetivo da “Semana da Matemática e da Física- 2024″ é promover palestras, minicursos, oficinas, entre outras atividades, aos corpos docente e discente dos cursos de Matemática e de Física e demais interessados.

PALESTRA

Ao proferir a palestra “Um sertão dentro da gente: identidade, presença e ética na educação”, a pró-reitora de Ensino, professora Ivana Ferrante Rebello ressaltou a importância da iniciativa para a aprendizagem e a capacidade de transformação do ser humano pelo conhecimento. “Aproveitem bem essa semana, aproveitem o conhecimento adquirido, coloquem suas ideias, aprendam. Esse é o espaço de aprendizado constante. Sou professora de Português e de Literatura e, com muita coragem, como dizia Guimarães Rosa, utilizei da matemática para produzir textos e poemas. Não somos seres de um lado só. Todos nós somos seres múltiplos, com capacidade de acumular conhecimento e experiências diversas e linguagens diferenciadas”, afirmou.

A professora Ivana Rebello explicou a estrutura de um trabalho acadêmico, na qual utilizou a física para construir sua narrativa. “Minha tese de doutorado foi a obra “Grande Sertão: veredas”. Eu utilizei a força da física para desenvolver o aspecto que eu queria. Todo mundo fala do sertão em movimento. E eu utilizei a força do atrito para mostrar como isso acontece dentro do livro de Guimarães Rosa. Porque o sertão é movente”, disse a pró-reitora.

A Semana da Matemática e da Física- 2024 foi organizada por um grupo de professores e acadêmicos do Departamento de Ciências Exatas da Unimontes com o apoio das coordenações dos projetos Tecnologias e Atividades Matemáticas Aplicadas às Escolas Públicas (TAMAEP), Projeto de Apoio à Matemática (PAM), Laboratório de Educação Matemática (LABEMAT), dos Centros acadêmicos do Curso de Licenciatura em Matemática (CALMA) e do Centro Acadêmico do Curso de Física (CABA) e das Coordenações Didáticas dos cursos de Matemática e do curso de Física.

Os links para participação nas palestras e minicursos online estão disponíveis na programação pelo site: www.unimontes.br/agenda.

Unimontes e IFNMG mostram suas ações e avanços no ensino, pesquisa e extensão em estande compartilhado na 50ª Expomontes
Unimontes divulga edital do vestibular próprio do ano de 2025
Unimontes e SAGATECH Brasil assinam acordo de parceria para desenvolvimento da inovação e tecnologia
Unimontes sedia Seminário Legislativo Estatuto da Igualdade Racial