Uma nova etapa na vida e na carreira acadêmica. É o que passam a ter os 119 profissionais aprovados no Concurso Público para Docentes da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) que foram assinaram os termos de posse e de exercício nesta quinta-feira (17/12), em solenidade realizada no auditório Mário Ribeiro (prédio 6 do campus-sede). O ato foi presidido pelo reitor João dos Reis Canela, juntamente com o vice-reitor Antônio Alvimar Souza.

Um dos empossados foi Daniel Oliveira. Há dois anos, ele era um dos novos graduados no curso de Matemática da Unimontes, na qual também foi estagiário, monitor e bolsista de iniciação à docência. Agora, o jovem professor de 24 anos, que já se tornou mestre e cursa doutorado em Matemática, aprovado no Concurso Público, será titular da subárea de Matemática, no Departamento de Ciências Exatas, com o cumprimento de 40 horas semanais.

“Quando entrei como aluno do curso de Matemática, já pensava em me tornar professor com a graduação. Agora, tenho o privilégio de realizar este projeto na própria Unimontes e agradeço aos meus professores que me incentivaram para seguir adiante”, revela Daniel, que fez questão de estar acompanhado pela esposa, filho e demais familiares na assinatura do termo de posse.

>> VEJA MAIS FOTOS DA POSSE

Com a solenidade desta quinta-feira, foi cumprida a terceira etapa de posse para os aprovados, definida a partir das nomeações do Governo do Estado e do ajustamento junto à representação docente da Universidade. Pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), foi autorizada a nomeação de 454 aprovados no Concurso Público para Docente da Unimontes.

ETAPA

“Vencemos mais uma etapa, com uma resposta extremamente positiva para a sociedade regional ao estabelecer a efetiva situação funcional para os docentes da Unimontes. A sensação é de dever cumprido, mas novos objetivos precisam ser concebidos, porque a construção da Universidade é permanente”, pontuou o professor João Canela.

“Historicamente, a Unimontes está preparada para enfrentamentos como este”, completou o reitor, que fez ainda um breve relato sobre os números do concurso realizado após 12 anos desde a última seleção docente na Universidade. Foram 4.526 candidatos, com a oferta de 637 vagas. Os trabalhos desenvolvidos pela Comissão Especial de Concurso, com o envolvimento de todos os departamentos, Diretoria de Desenvolvimento de Recursos Humanos (DDRH) e Pró-Reitorias, tiveram o acompanhamento da Advocacia Geral do Estado (AGE) e do Ministério Público Estadual com o encaminhamento das informações também ao Tribunal de Contas do Estado (TCE).

AGRADECIMENTO

Por sua vez, o vice-reitor Antonio Alvimar Souza deu boas vindas aos novos integrantes da comunidade acadêmica, que chegam para atender a uma demanda do quadro de pessoal da universidade. Fez menção, ainda, ao trabalho construtivo, de conhecimento e sabedoria, dos professores que até então desempenhavam as funções que agora serão dos novos empossados. “Foram pessoas de extrema importância no processo de construção da Unimontes, que se dedicaram não apenas como profissionais, mas também como seres humanos”.

Carlos Eduardo Mendes D’Angelis é doutor em Ciências Farmacêuticas e foi empossado como titular da subárea de Microbiologia, do Departamento de Fisiopatologia da Unimontes. Embora seja natural e residente em Montes Claros, será a sua primeira experiência na Universidade. Sobre o concurso, considerou um processo absolutamente claro. “Não tive dúvida alguma em todas as partes em que participei, os procedimentos foram os mais claros”, disse.

Já Alessandra Rejane Ericsson Xavier é natural do estado de Goiás e trabalhou por sete anos como professora designada na Unimontes e agora assume a condição de efetiva. “Foi uma caminhada difícil, porque tantas pessoas pleitearam o mesmo que eu. A minha história de sete anos ganha uma nova sequência”, depõe a professora, doutora em Biologia Molecular e pós-doutora em Produção Animal e que atuará na área de Fisiopatologia e no mestrado em Biotecnologia.

TAGS:DDRH