O enfrentamento coletivo à violência doméstica e familiar e à violência de gênero, a partir das ações e projetos do âmbito acadêmico e dos organismos públicos. Este é o principal objetivo da Conferência Regional pelo Fim da Violência às Mulheres e de Gênero, evento que a Universidade Estadual de Montes Claros realizará pela terceira vez, nos dias 21 e 22 de novembro. As edições anteriores aconteceram em 2011 e 2015.

A organização é do Grupo de Pesquisa Gênero e Violência, da Unimontes, em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ministério Público (MPMG), Delegacia Especializada de Mulheres e Defensoria Pública de Minas Gerais, Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS) e Prefeitura de Montes Claros, além dos grupos coletivos da comunidade acadêmica da Universidade.

Na programação, haverá conferência, sessões de comunicações com a apresentação de trabalhos científicos, intervenções culturais, cinema comentado e mesas redondas.

A professora Cláudia Maia é a coordenadora do evento e destaca a parceria dos diversos setores da sociedade no diálogo sobre estudos, números, experiências e enfrentamentos dos tipos de violência contra a mulher e de gênero. Segundo ela, além da junção entre a abordagem acadêmica e a intervenção social sobre os temas, a Conferência propõe um trabalho coletivo para aperfeiçoar os serviços de atendimento e de proteção às mulheres.

CONFIRA

Ainda de acordo com os organizadores, a promoção é aberta aos setores específicos da área social dos municípios do Norte de Minas e das regiões vizinhas. Dentre as conferencistas estão a professora doutora Sheyla Borges (Grupo de Pesquisa em Metodologia das Ciências Sociais, Violência e Criminalidade), Tetê Avelar, coordenadora da Rede Estadual de Enfrentamento à Violência as Mulheres, e a professora Maria Beatriz Nader, da Universidade Federal do Espírito Santo (mestrado e doutorado em História Social das Relações Políticas).

As inscrições podem ser feitas para a submissão de trabalhos e para ouvinte. Também são parceiros na realização, pela Unimontes, o Programa de Pós-Graduação em História, Núcleo pela diversidade sexual e de gênero (INSERTO), Observatório de Empoderamento Feminino, Programa de Residência em Enfermagem Obstétrica, Grupo de Pesquisa em Metodologia das Ciências Sociais, Violência e Criminalidade e Coletivo Filhas de Frida, além da União Popular de Mulheres, Casa Esperança, Coordenadoria da Mulher e Secretaria Municipal de Saúde.

SERVIÇO
III Conferência Regional pelo Fim da Violência às Mulheres e de Gênero
Datas: 21 e 22/11
Locais: Amams, salas e auditórios dos prédios 1, 2 e 6 do campus-sede
Informações: http://www.mulher.unimontes.br/
Telefone: (38) 3229-8060

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia