Aproximadamente 10 mil alunos de escolas públicas de 86 municípios do Norte e Noroeste de Minas, além dos Vales do Jequitinhonha, Mucuri e Paranaíba foram classificados para a 2ª fase da 8ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) é responsável pela coordenação da OBMEP nestas regiões mineiras (Polo 7), por intermédio do departamento de Ciências Exatas.

As provas desta etapa serão aplicadas neste sábado (15), a partir das 14 horas. No caso específico do município de Montes Claros, foram classificados 1.970 alunos de 99 escolas públicas para a 2ª fase da Olimpíada, sendo que os exames estão agendados para salas dos prédios 1, 2 e 3 do campus-sede da Unimontes.

Sobre a 1ª fase, segundo o professor Rosivaldo Antônio Gonçalves, coordenador regional da OBMEP, a Unimontes foi responsável pela aplicação das provas para cerca de 200 mil alunos de 523 escolas públicas em 86 municípios dessas regiões. O Governo de Minas apóia a iniciativa.

O QUE É

A OBMEP é uma atividade permanente do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), em parceria com os Ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação e apoio das universidades públicas e governos estaduais. O objetivo é despertar o maior interesse pela matemática entre os alunos das escolas públicas e melhorar a qualidade do ensino da matemática, além de valorizar o trabalho dos professores da área. Participaram da primeira fase cerca de 19,5 milhões de jovens em todo o País.

PREMIAÇÃO – Nesta 8ª OBMEP são oferecidas 4,5 mil medalhas aos alunos vencedores, sendo 500 de ouro, 900 de prata e 3,1 mil de bronze, além de certificados de Menção Honrosa. Também são disponibilizadas 4,5 mil bolsas de iniciação científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

O Governo de Minas também premia professores e alunos do Estado que apresentem melhores resultados na Olimpíada. Os estudantes do ensino fundamental que conquistam a medalha de ouro recebem um notebook e um prêmio em dinheiro no valor de R$ 1,5 mil. Além disso, outro estímulo é oferecido pela Secretaria de Estado de Educação aos melhores colocados com um prêmio no valor de R$ 5 mil.

A participação das escolas públicas da região coordenada pela Unimontes sempre apresentou resultados positivos e contribuiu para que o Estado de Minas Gerais alcançasse posição de destaque na referida competição. Satisfeito com os resultados apresentados pelo polo 7/Unimontes em todas as etapas da Olimpíada, o reitor da Unimontes, professor João dos Reis Canela, tem se empenhado na ampliação das bolsas concedidas pelo Estado de Minas Gerais aos alunos medalhistas. Em 2012, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) concedeu duas bolsas de iniciação científica a alunos da área da Unimontes premiados com medalhas na sétima edição.

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia