O Grupo de Pesquisa e Estudos Gênero e Violência (GPEG), vinculado ao Departamento de História e ao Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), promove a 1ª Jornada do GPEG. O evento, coordenado pelas professoras Bárbara Figueiredo, Cláudia Maia e Kátia Borges, será realizado presencialmente, no dia 20 de março, a partir das 8h, no auditório do CCH (prédio 2) da Unimontes. A participação é gratuita e aberta ao público, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube gpeg-unimontes.

A Jornada tem como objetivo apresentar e debater pesquisas desenvolvidas ao longo de quase 20 anos de atuação do grupo, que se destaca pelo trabalho interdisciplinar, reunindo pesquisadores dos departamentos de Ciências Sociais, Economia, Educação e Métodos e Téncias Educacionais, além de pós-graduandos do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Social (PPGDS).

A programação do evento contará com mesas-redondas abordando temas centrais das pesquisas do grupo, como violência de gênero contra mulheres, feminismo negro, interseccionalidade, questões LGBTQIAP+ e o uso de fontes audiovisuais e digitais nos estudos de gênero.

Segundo a professora Cláudia Maia, uma das organizadoras da iniciativa, a Jornada será fundamental, primeiro, para “divulgar as pesquisas desenvolvidas na Unimontes por pesquisadoras, pesquisadores e estudantes do GPEG”; e, segundo, porque permitirá “um debate de extrema relevância não apenas para a academia, mas para toda a sociedade sobre temas como as mulheres, o gênero e as violências contra mulheres e pessoas LGBTQIAP+”.

“Assim, trata-se de um evento com caráter acadêmico, mas de interesse e impacto muito mais amplos”, afirma a professora.

Mais informações sobre o evento podem ser conferidas pelo Instagram oficial: @gpegunimontes.

Programação

08h – GPEG: uma história atravessada por produções, ativismos e afetos
Dra. Cláudia Maia, Dra. Helen Uhöa Pimente e Dra. Bárbara Figueiredo
Mediação: Dra. Daliana Antonio

09h30 – Feminismo Negro: vozes, resistências e produção de conhecimento
Dra. Patrícia Giselle, Ms. Fabiana Oliveira Leite e Profa. Luana Londeino
Mediação: Dra. Filomena Luciene Cordeiro Reis

14h – Gênero e sexualidades insubmissas
Dr. Rafael Baioni da Nascimento, Dr. Paul Jandim, Ms. Truidotte Gabriel Simionatto e Profa. Alexis Santos
Mediação: Dnda. Renan Nascimento

16h – Violência de Gênero: perspectiva histórica e interseccional
Dnda. Kristianne Veloso, Profa. Ms. Carolina Acypreste, Ms. Jéssica Martins Pereira Jaques e Ms. Dária Martins
Mediação: Dra. Cláudia Maia

19h – Tecnologias e dispositivos de gênero: cultura e processos de subjetivação
Dra. Kátia Borges, Dra. Renata Santos Maia, Profa. Ms. Maria Clara de Oliveira e Prof. Ms. Gustavo Ramos
Mediação: Dra. Talita Medeiros

Sobre o Grupo de Pesquisa e Estudos Gênero e Violência (GPEG)

Criado em 2006 e cadastrado no diretório de grupos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o GPEG tem sido fundamental para a consolidação de pesquisas sobre mulheres, gênero e feminismo na Unimontes. Sua atuação contribuiu diretamente para a aprovação do Mestrado em História em 2011 e, mais recentemente, para a criação do Doutorado em 2024, com a linha de pesquisa “Cultura, relações sociais e gênero”.

Até o momento, o GPEG já desenvolveu oito grandes projetos de pesquisa com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) e do CNPq. Atualmente, quatro novos projetos estão em andamento com apoio da FAPEMIG, entre eles o Observatório Norte-Mineiro de Violência de Gênero, criado em parceria com a Rede de Enfrentamento à Violência contra Mulheres de Montes Claros (REVICOM).

Além das pesquisas, o grupo promove, desde 2011, a Conferência Regional pelo Fim da Violência às Mulheres e, desde 2019, o Seminário Efeitos de Gênero (SEGE), além de minicursos de formação. Sua atuação também se destaca na formação de pesquisadores, oferecendo bolsas de Iniciação Científica e Mestrado.

Desde sua criação, o GPEG mantém um grupo de estudos que se reúne quinzenalmente para discutir textos conforme um plano de trabalho definido anualmente.

Relacionadas

Unimontes recebe próxima edição dos Projetos Inspiradores 
Unimontes celebra recepção e graduação de empreendimentos da Incubadora de Empresas Inemontes
Unimontes apresenta ações e serviços na 30ª Fenics em estande compartilhado com a Fadenor e o Centro de Excelência Sertão
IsF/Unimontes oferece curso gratuito e presencial de inglês – Inscrições seguem abertas até sexta-feira
Clio no Museu debate sobre “Mulheres transformadoras através de experiências culturais”
Inscrições para PIBID/Unimontes terminam nesta quinta (11/09)