O Grupo de Pesquisa e Estudos Gênero e Violência (GPEG), vinculado ao Departamento de História e ao Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), promove a 1ª Jornada do GPEG. O evento, coordenado pelas professoras Bárbara Figueiredo, Cláudia Maia e Kátia Borges, será realizado presencialmente, no dia 20 de março, a partir das 8h, no auditório do CCH (prédio 2) da Unimontes. A participação é gratuita e aberta ao público, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube gpeg-unimontes.
A Jornada tem como objetivo apresentar e debater pesquisas desenvolvidas ao longo de quase 20 anos de atuação do grupo, que se destaca pelo trabalho interdisciplinar, reunindo pesquisadores dos departamentos de Ciências Sociais, Economia, Educação e Métodos e Téncias Educacionais, além de pós-graduandos do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Social (PPGDS).
A programação do evento contará com mesas-redondas abordando temas centrais das pesquisas do grupo, como violência de gênero contra mulheres, feminismo negro, interseccionalidade, questões LGBTQIAP+ e o uso de fontes audiovisuais e digitais nos estudos de gênero.
Segundo a professora Cláudia Maia, uma das organizadoras da iniciativa, a Jornada será fundamental, primeiro, para “divulgar as pesquisas desenvolvidas na Unimontes por pesquisadoras, pesquisadores e estudantes do GPEG”; e, segundo, porque permitirá “um debate de extrema relevância não apenas para a academia, mas para toda a sociedade sobre temas como as mulheres, o gênero e as violências contra mulheres e pessoas LGBTQIAP+”.
“Assim, trata-se de um evento com caráter acadêmico, mas de interesse e impacto muito mais amplos”, afirma a professora.
Mais informações sobre o evento podem ser conferidas pelo Instagram oficial: @gpegunimontes.
Programação
08h – GPEG: uma história atravessada por produções, ativismos e afetos
Dra. Cláudia Maia, Dra. Helen Uhöa Pimente e Dra. Bárbara Figueiredo
Mediação: Dra. Daliana Antonio
09h30 – Feminismo Negro: vozes, resistências e produção de conhecimento
Dra. Patrícia Giselle, Ms. Fabiana Oliveira Leite e Profa. Luana Londeino
Mediação: Dra. Filomena Luciene Cordeiro Reis
14h – Gênero e sexualidades insubmissas
Dr. Rafael Baioni da Nascimento, Dr. Paul Jandim, Ms. Truidotte Gabriel Simionatto e Profa. Alexis Santos
Mediação: Dnda. Renan Nascimento
16h – Violência de Gênero: perspectiva histórica e interseccional
Dnda. Kristianne Veloso, Profa. Ms. Carolina Acypreste, Ms. Jéssica Martins Pereira Jaques e Ms. Dária Martins
Mediação: Dra. Cláudia Maia
19h – Tecnologias e dispositivos de gênero: cultura e processos de subjetivação
Dra. Kátia Borges, Dra. Renata Santos Maia, Profa. Ms. Maria Clara de Oliveira e Prof. Ms. Gustavo Ramos
Mediação: Dra. Talita Medeiros

Sobre o Grupo de Pesquisa e Estudos Gênero e Violência (GPEG)
Criado em 2006 e cadastrado no diretório de grupos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o GPEG tem sido fundamental para a consolidação de pesquisas sobre mulheres, gênero e feminismo na Unimontes. Sua atuação contribuiu diretamente para a aprovação do Mestrado em História em 2011 e, mais recentemente, para a criação do Doutorado em 2024, com a linha de pesquisa “Cultura, relações sociais e gênero”.
Até o momento, o GPEG já desenvolveu oito grandes projetos de pesquisa com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) e do CNPq. Atualmente, quatro novos projetos estão em andamento com apoio da FAPEMIG, entre eles o Observatório Norte-Mineiro de Violência de Gênero, criado em parceria com a Rede de Enfrentamento à Violência contra Mulheres de Montes Claros (REVICOM).
Além das pesquisas, o grupo promove, desde 2011, a Conferência Regional pelo Fim da Violência às Mulheres e, desde 2019, o Seminário Efeitos de Gênero (SEGE), além de minicursos de formação. Sua atuação também se destaca na formação de pesquisadores, oferecendo bolsas de Iniciação Científica e Mestrado.
Desde sua criação, o GPEG mantém um grupo de estudos que se reúne quinzenalmente para discutir textos conforme um plano de trabalho definido anualmente.