Decisão segue orientação do Governo do Estado, que não concedeu o recesso entre os dias 15 e 17 de fevereiro por causa da pandemia da Covid-19

A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) teve uma alteração no calendário acadêmico de 2021, efetivada por meio de resolução do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPEx). De acordo com a decisão, o planejamento das atividades docentes dos cursos de graduação, mestrados, doutorados e cursos tecnólogos terão continuidade, normalmente, nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro.

Desta forma, não haverá ponto facultativo na instituição no período do Carnaval. A resolução 04/2021-CEPEx é assinada pela reitora em exercício, professora Ilva Ruas de Abreu.

A medida foi adotada pela Universidade em consonância com o Governo do Estado, que, no dia 28 de janeiro, publicou comunicado, informando que neste ano, “diante do cenário de pandemia do Novo Coronavírus, não haverá ponto facultativo no âmbito do Poder Público Estadual durante o período do carnaval e da Quarta-Feira de Cinzas”.

No comunicado, o Governo do Estado ressaltou que não concederá o ponto facultativo no período carnavalesco – e na Quarta-Feira de Cinzas – com objetivo de “desestimular viagens e a ocorrência de eventos que possam gerar aglomeração e provocar o aumento de infecções pelo Novo Coronavírus (Covid-19)”.

E nesta quinta-feira (4/2), foi publicado no Diário Oficial “Minas Gerais” o novo comunicado assinado pelo secretário de Estado de Governo (Segov), Igor Mascarenhas, que relaciona as datas dos pontos facultativos no âmbito da administração pública estadual durante o ano de 2021, reforçando que não haverá recesso algum no período de Carnaval em 2021.

VIGÊNCIA NORMAL

A resolução do CEPEx/Unimontes estabelece que os dias 15, 16 e 17 de fevereiro são considerados como “dias integrantes a vigência de período para o Planejamento das Atividades Acadêmicas pelos docentes”. As referidas atividades devem ser desempenhadas pelos docentes no período de 2 a 19 de fevereiro.

Ainda na mesma resolução, consta que “o Calendário Acadêmico da Unimontes de 2021 está sujeito a possíveis alterações e adequações diante o período da situação de pandemia da Covid-19, e suas conseqüências”.

Filme “Chinatown” será exibido gratuitamente na Unimontes nesta quinta-feira (08/05)
Servidores do Governo de Minas recebem salário antecipado nesta sexta-feira (3/5)
A Unimontes vai beneficiar 40 acadêmicos com o auxílio de inclusão digital
Professora Ester Sabino proferiu aula magna do PPGCS/Unimontes