Provas serão aplicadas em 8 de dezembro, para candidatos da primeira e da segunda etapas

A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) publicou o edital do seu Processo de Avaliação Seriada para o Acesso ao Ensino Superior (PAES), visando o ingresso nos seus cursos de graduação. As provas do vestibular seriado estão marcadas para o dia 8 de dezembro, valendo para os candidatos à primeira e à segunda etapas do processo seletivo. Os trabalhos são desenvolvidos pela Coordenação Técnica de Processos Seletivos (Coteps).

O PAES havia sido suspenso em 2021. A retomada do vestibular seriado foi anunciada em março passado pelo reitor da universidade, professor Wagner de Paulo Santiago, durante reunião da Coteps com representantes das escolas públicas e privadas de Montes Claros e do Norte de Minas.

Em dezembro de 2023, a Unimontes retomou também o seu vestibular tradicional. Além disso, a universidade ainda adota o Sistema de Seleção Unificada (Sisu/MEC) para o preenchimento de vagas nos seus cursos de graduação. A instituição oferece ensino gratuito, custeado pelo Governo do Estado de Minas Gerais.

“O PAES permite o acompanhamento dos alunos durante o processo, possibilitando o aprimoramento. Queremos o retorno do programa, mas com a participação de toda a comunidade. Com a participação igual de todos é que será definido como será o modelo do vestibular seriado e de que forma ele será aplicado”, afirmou o reitor.

O edital completo do PAES pode ser conferido no site da universidade – www.unimontes.br – e na página da Coordenação Técnica de Processos Seletivos – www.coteps.unimontes.br.

As provas serão aplicadas para os estudantes matriculados na primeira série do ensino médio em 2024 (primeira etapa) e também para os alunos que estão matriculados na segunda série do ensino médio. Neste caso, eles deverão fazer os testes correspondentes à primeira etapa no mesmo dia, pela manhã e à tarde.

Como se trata de sistema seriado, neste ano não haverá provas para a terceira etapa, não sendo previsto o ingresso de estudantes na Unimontes selecionados pelo PAES em 2025. Os candidatos à primeira e à segunda etapa neste ano realizarão as provas da terceira etapa em 2025 para a entrada na universidade em 2026.

Já os estudantes que estão matriculados no primeiro ano do ensino médio farão as provas da primeira etapa neste ano, da segunda etapa em 2025 e da terceira etapa em 2026, visando o ingresso na universidade em 2027.

Unimontes divulga edital do vestibular próprio do ano de 2025
Unimontes e SAGATECH Brasil assinam acordo de parceria para desenvolvimento da inovação e tecnologia
Unimontes sedia Seminário Legislativo Estatuto da Igualdade Racial
Livros produzidos pelo Grupo de Pesquisa Gênero e Violência – GPEG/Unimontes