As relações entre docência e práticas artísticas são abordadas por Gabriela Clemente de Oliveira no livro Artista-Professor – Metodologias de ensino em arte. Ela é mestre em Artes pela Universidade do Estado de Minas Gerais e Bolsista CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação) da Universidade Federal de Minas Gerais. A obra é mais uma publicação da Universidade Estadual de Montes Claros por meio da Editora Unimontes disponível gratuitamente no site www.editora.unimontes.br.

O livro de 156 páginas apresenta metodologias de ensino criadas pelos artistas Guignard, Joseph Beuys, Cláudia Renault, Daniela Goulart, Marco Paulo Rolla e Sara Ávila, nas práticas docentes que adotam para a formação su¬perior e livre em arte.


Daniela Clemente de Oliveira conta que “o princípio que norteou o estudo foi o potencial de ser, o artista-professor, um sujeito que possui saberes vindos da experiência em arte”. De forma que, para além da formação acadêmica, o artista-professor elabora conhecimentos pela relação estabelecida entre “o fazer/criar e a reflexão sobre aqui¬lo que se produz”.


Os artistas presentes no livro são pessoas de conhecimentos sensíveis, capazes de particularizar o ambiente na formação em arte. “Assim como são múltiplos os saberes dos artistas, em função do complexo processo de criação em arte, múltiplas também se apresentaram as suas metodologias”, reflete a autora na Apresentação.

Artista-Professor – Metodologias de ensino em arte pode ser acessado no link
Pertencente à Universidade Estadual de Montes Claros, a Editora Unimontes fica no segundo andar do Prédio 4, no campus-sede.

Relacionadas

Proposta de novo modelo de gestão para o Hospital Universitário Clemente de Faria é debatida em seminário
Museu Regional do Norte de Minas contará com sala dedicada à arte indígena Xakriabá. Novo espaço será inaugurado no dia 6/09, com exposição permanente
Unimontes agiliza obras das Escolas do Programa Brasil Profissionalizado
Reitor da Unimontes participa do Seminário em comemoração aos 39 anos da FAPEMIG
Unimontes sedia reunião itinerante do Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais
Fórum de Inclusão da Unimontes sobre o tema “Comunidade Surda: Trajetórias e Perspectivas” acontecerá nesta sexta-feira no campus-sede