Reforçar e ampliar a promoção das políticas públicas e o estímulo aos investimentos privados para o incremento do Norte de Minas e das demais regiões de abrangência da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste. Este é o objetivo da Universidade Estadual de Montes Claros, com a realização, pelo segundo ano consecutivo, do Fórum de Desenvolvimento da Área Mineira da Sudene.

Será na segunda quinzena de maio, sob coordenação geral do Departamento de Economia da Unimontes, e a participação de pesquisadores, grupos empresariais, associações e das principais autoridades nacionais e estaduais que atuam diretamente na difusão dos oito eixos estabelecidos para o evento. Os temas são: “incentivos fiscais e financeiros e planejamento regional”, “inovação tecnológica e start up’s”, “energias renováveis”, “água (uso e conservação)”, “setor produtivo rural”, “região metropolitana”, “infraestrutura” e “indústria”.

O edital com a chamada para a submissão de trabalhos científicos já está disponível para consulta.

O Governo do Estado é um dos parceiros oficiais do Fórum, por meio da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Sedinor), Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene) e do Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (INDI).

CONFIRA

Segundo os professores Marcos Fábio Martins de Oliveira e Diogo de Albuquerque, chefe e chefe adjunto do Departamento de Economia da Unimontes, a primeira edição do Fórum, em 2018, teve como foco diagnosticar o panorama da atual situação do Norte de Minas. Para esta edição, o evento ampliará os espaços de discussão, com rodadas de negócios e reuniões entre autoridades, além dos debates e painéis dentro dos eixos temáticos – abertos ao público em geral.

A Universidade atua, também, com mais quatro segmentos na realização do evento, com o Departamento de Políticas e Ciências Sociais, Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP), Empresa Júnior de Economia (Economontes) e a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (Inemontes).

A Sudene, Banco do Nordeste (BNB), Adenor, Fundetec, Etene, Codevasf, Dnocs, Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG/NORTE), Associação Comercial, Industrial e de Serviços (ACI), Cáritas, Instituo Grande Sertão (IGS), Câmara de Dirigentes Lojistas de Montes Claros (CDL) e Fadenor são outros parceiros estratégicos no evento.

As datas e os locais de trabalho serão definidos até o dia 17 de abril, em reuniões prévias dos organizadores.

SERVIÇO

Fórum de Desenvolvimento da Área Mineira da Sudene
Período: segunda quinzena de maio
Informações – e-mail: forum.desenvolvimento@uninomtes.br
Site: http://www.forumdesenvolvimento.unimontes.br/
Página oficialFacebook

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia