A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), por meio do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCS) e do Laboratório Multiusuário de Doenças Infecciosas e Parasitárias (LADIP), realiza, desde a última quarta-feira (17/09), um treinamento sobre “PCR em Tempo Real como Ferramenta para o Diagnóstico da Doença de Chagas e das Leishmanioses”. A iniciativa, que termina na sexta-feira (19/09), acontece nos auditórios do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), Prédio 6, e do Centro de Ciências Humanas (CCH), Prédio 2, no campus-sede, sempre das 14h às 17h. O evento, que tem a participação de cerca de cem pessoas, é destinado a profissionais, estudantes e pesquisadores.
Ministrante do treinamento
O treinamento é ministrado pela bióloga espanhola Aroa Silgado Gimenez, da Unidad de Parasitologia y Salud Internacional | Servicio de Microbiologia Vall d’Hebron Institut de Recerca (VHIR)/Vall d’Hebron Barcelona Hospital Campus (Espanha). Ela é pesquisadora de pós-doutorado na Unidade de Saúde Internacional do grupo de Microbiologia do Vall d’Hebron Institut de Recerca (VHIR), onde atua há quase três anos. Possui mestrado em Microbiologia pela Universidad Autónoma de Madrid e é doutora na área. Sua linha de pesquisa é focada no estudo de parasitas responsáveis por doenças humanas negligenciadas, com ênfase em “Trypanosoma cruzi” e “Leishmania spp.”, abordando diferentes aspectos de sua biologia, diagnóstico e tratamento. Atualmente, ela é pesquisadora do projeto Chagaspot, em colaboração com instituições da América Latina, que promove o desenvolvimento de estratégias mais eficazes para a detecção da infecção por “Trypanoma cruzi”.
Carga horária e objetivos
Com carga horária de 15 horas, os objetivos são conhecer os fundamentos da técnica de PCR em tempo real; as boas práticas laboratoriais em PCR em tempo real; saber analisar e interpretar os dados obtidos; aplicar os protocolos de PCR em tempo real para o diagnóstico da doença de Chagas e das leishmanioses.
Conteúdo do curso
O conteúdo do curso é dividido em três unidades:
Unidade 1 – Introdução à PCR em tempo real aplicada ao diagnóstico de Trypanosoma cruzi e Leishmania spp.
1.1. Importância clínica e epidemiológica da doença de Chagas e da leishmaniose. 1.2. Princípios da PCR em tempo real. 1.3. Estratégias de desenho de primers/sondas.
1.2.
Unidade 2 – Boas práticas e execução de qPCR
2.1. Biossegurança e prevenção da contaminação. 2.2. Fluxo de trabalho no laboratório molecular.
Unidade 3 – Interpretação e aplicação no diagnóstico
3.1. Curvas de amplificação típicas vs. atípicas. 3.2. Cálculo de cargas parasitárias: curva padrão. 3.3. Problemas comuns e possíveis soluções. 3.4. Aplicações clínicas.



