O Núcleo de Pesquisa em Economia Criativa e Inovação da Unimontes realizou, nos dias 07 e 08 de março, na Câmara Municipal de Botumirim, o “Seminário de Economia Criativa e Turismo: Resultados de Pesquisa em Botumirim-MG”. A atividade compõe a etapa final do projeto “Economia Criativa, Vulnerabilidades de Negócios e Governança de Políticas Públicas para o Turismo: Uma pesquisa-ação no Norte de Minas Gerais”, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais- Fapemig (APQ03195-22) e coordenado pelo Prof. Dr. Pablo Peron de Paula.

Foto: Ascom Unimontes

No primeiro dia de evento, as atividades foram iniciadas com a palestra “Economia Criativa, Placemaking e Distritos Criativos: proposições para municípios turísticos” ministrada pelo Prof. Dr. Elias José Mediotte. Além disso, foram entregues o mapeamento das atividades de economia criativa da região, que incluem artesanato, gastronomia e turismo, os mapas de rotas turísticas e relatórios técnicos para auxílio da formulação de políticas públicas para o município. No segundo dia, foi realizada uma oficina para utilização do My Maps para a constante atualização de pontos e rotas turísticas ministrada pela bolsista Laís Murta Alves Maia.

O evento contou com o apoio da FAPEMIG, da Cátedra da Unesco para Economia Criativa e Políticas Públicas e da Prefeitura Municipal de Botumirim. A devolução dos resultados desta pesquisa marca o início de ações que buscam impulsionar o potencial turístico e cultural de Botumirim, promovendo o desenvolvimento sustentável e a valorização das tradições locais.

Foto: Ascom Unimontes

Para Wilson Ferreira Santos, que atua como Guia Turístico em Botumirim, “uma das partes mais emocionantes foi a apresentação do mapa de rotas turísticas. Esse mapa não só destaca os pontos turísticos que já conhecemos, mas também revela novas oportunidades para explorar e valorizar o que temos de melhor. É uma ferramenta essencial para atrair visitantes e fomentar a economia local. Além disso, discutimos proposições para auxiliar na formulação de políticas públicas. Isso é fundamental! Políticas bem estruturadas podem garantir que a economia criativa e o turismo prosperem, beneficiando toda a comunidade. Estamos muito satisfeitos com o recebimento desse projeto, que será de grande valia para o nosso município. Ele abre portas para o desenvolvimento sustentável e a valorização das nossas tradições. E não parou por aí: tivemos a oportunidade de apresentar nosso projeto para a criação de um centro de atendimento ao turista. Essa iniciativa visa proporcionar uma experiência ainda mais rica para quem visita nossa região”, conclui Wilson.

Foto: Ascom Unimontes

Relacionadas

Editora Unimontes lança livro sobre humor e violência da ditadura militar, a partir de contos e crônicas de Veríssimo
Inscrições para Bolsas de Mestrado e Doutorado Sanduíche no Exterior seguem abertas – As vagas são para Portugal
Resultado do Enade/2023 confirma qualidade do ensino na Unimontes – seis cursos tiveram notas de excelência 
Avanço na carreira docente: Unimontes conquista ampliação de carga horária para 26 professores
I Encontro de Egressos da Unimontes marca início de programa destinado à integração e fortalecimento dos vínculos entre a Universidade e seus ex-alunos
Câmara Municipal entrega título de Cidadão Benemérito ao professor Juvenal Caldeira Durães, um dos pioneiros do ensino superior no Norte de Minas